O que você procura?

Publicado em 02/01/2017 15h18

Cultura Afro embala virada do ano em Praia do Forte

Mata de São João

O ano de 2017 chegou sob os cuidados e proteção dos Orixás e de todos os Santos, na charmosa Vila de Praia do Forte, no Litoral Norte baiano. Um cortejo de baianas e orixás embalou turistas, visitantes e nativos ao som da banda percussiva Mukanda. Do início da Vila, até a Praça da Igreja São Francisco - que fica à beira mar - todos se encantaram com a beleza da cultura afro brasileira.

"É muito brilho, muito encantamento, estou maravilhada com esse cortejo. A Bahia realmente é um lugar com energia especial", declarou a turista de Minas Gerais, Renata Coelho, que pela primeira vez, passa a virada de ano em Praia do Forte. "Com certeza voltarei mais vezes, ainda não tinha participado de algo tão forte, é de arrepiar", finalizou emocionada.

O ano novo foi recebido no calçadão, na areia, nas ondas e emocionou milhares de pessoas que dividiam cada metro quadrado da praia.  A queima de fogos foi um espetáculo à parte. Famílias, amigos e até desconhecidos se abraçando, dando as boas vindas ao novo, em clima de alegria, paz e esperança.

A noite foi animada também com muita música eletrônica, sob o comando do DJ Thomas Magone. Após a queima de fogos, a banda Mukanda assumiu o palco e levou o público à loucura com muita música percussiva Afro-Pop brasileira. O show teve a participação especial da cantora Patrícia Gomes, ex-Timbalada.

Já que é réveillon e estamos na Bahia, onde até o mais cético dos viajantes arrisca uma superstição, uma promessa ou um pedido quando chega a contagem regressiva da noite da virada, as baianas, levaram balaios para serem colocadas flores e oferendas no mar.

"Já pulei minhas sete ondinhas, estou usando branco, acendi minhas velas e agora vou mandar flores brancas ao mar, fazendo vários pedidos, mas com o desejo maior de termos um ano de paz", relatou a baiana Lúcia da Silva, que pela quarta vez passa a virada do ano em Praia do Forte. "Já criei a tradição de vir pra cá com a família, mas dessa vez está ainda mais especial, esse trajeto pela Vila com música afro, e com a mais verdadeira expressão de nossa cultura com as baianas, foi muito lindo e todo mundo precisa vivenciar isso" finalizou.

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites