O que você procura?

Publicado em 11/01/2017 17h00

Campanha contra HPV vai incluir meninos e começa dia 12 em Camaçari

Vacina

A campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), que até o ano passado era destinada somente a meninas com idade entre 9 e 13 anos, passa a contemplar, esse ano, adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 12 a 13 anos. Os meninos serão vacinados em duas doses – sendo a segunda após seis meses da primeira –, assim como já acontece com as meninas. Em Camaçari, as vacinas estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (12/01), em 22 unidades de saúde.

 

Na sede do município, a população encontrará a vacina disponível em 12 postos. Nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Camaçari de Dentro, Gleba B e Gravatá, além das USFs (Unidade de Saúde da Família) de Burissatuba, Nova Aliança Dois de Julho, Gravatá, Lama Preta, Novo Horizonte, Parque Florestal, Ponto Certo e Nova Vitória.

 

Enquanto que na orla, a imunização será realiza em 10 as unidades. Nas USFs das localidades de Areias, Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe, Cachoeirinha, Catu de Abrantes, Fonte da Caixa, Parafuso e Parque das Mangabas, além das UBSs de Monte Godo e Vila de Abrantes.

 

Para serem imunizados, meninos e meninas devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. De acordo com a Secretaria da Saúde é imprescindível apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade ou o registro de nascimento. O atendimento nas unidades de saúde acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o Município possui mais de 29 mil garotas na faixa etária do público-alvo e cerca de 5 mil garotos com idade entre 12 e 13 anos. A meta é vacinar 100% dos grupos.

 

O Programa Nacional de Imunização (PNI) estabeleceu outra mudança. É que, ainda a partir deste ano, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

 

DOSES

-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos

-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos

-2 doses com intervalo de 6 meses para meninos de 12 a 13 anos

-3 doses com intervalo de dois e seis meses para homens com HIV entre 9 e 26 anos

 

PAPILOMAVÍRUS HUMANO – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Nas mulheres, o vírus é um dos causadores do câncer de colo de útero. No caso dos homens, o vírus pode causar o câncer de pênis e/ou os condilomas (verrugas). A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites