O que você procura?

Publicado em 30/01/2017 10h22

Últimos dias de matrícula na rede estadual de ensino

Bahia

Termina, nesta terça-feira (31), a matrícula na rede estadual de ensino. Nesta segunda e também amanhã (27), a matrícula é para alunos novos que vêm da rede particular ou de outros estados para cursar o Ensino Médio e suas modalidades, incluindo os cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional. A matrícula também continua aberta para alunos novos que vão cursar o Ensino Fundamental e suas modalidades. Nestes casos, a matrícula deve ser feita presencialmente em qualquer escola estadual da capital ou do interior, mesmo que não seja a escola que o estudante pretende estudar. O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 6 de fevereiro.

 

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, está acompanhando o processo de matrícula nas escolas e, nesta segunda-feira (30), esteve no Colégio Estadual Padre Palmeira, no bairro de Mussurunga, em Salvador. Pinheiro percorreu as dependências da unidade escolar e conversou com os gestores e familiares. Ele fez uma avaliação positiva da matrícula e falou, que nestes dois últimos dias, a rede espera receber uma grande quantidade de alunos vindos da rede particular. Pinheiro lembrou a realização, nesta semana, de quarta a sexta-feira (1º, 2 e 3), da Jornada Pedagógica em todas as escolas estaduais.

 

"Vamos realizar a Jornada Pedagógica em todas as escolas nesta semana para planejar o ano letivo 2017 com professores, gestores e com a participação dos alunos, das famílias, de representantes da comunidade. Portanto, este é um momento importante, pois estamos trabalhando intensamente para 2017 ser marcado pelo ano da mudança do eixo pedagógico nas escolas. Estamos fazendo todos os esforços para que toda unidade escolar tenha o seu coordenador pedagógico e diversas atividades complementares, a ocupação dos espaços físicos com outras iniciativas curriculares, com cursos técnicos de curta duração e trabalhando muito as áreas de Artes e de Educação Física", comentou Pinheiro.

 

Dona Maria das Dores, mãe do estudante Eduardo dos Santos, foi ao Colégio Padre Palmeira, fazer a matrícula do filho, que estudava em São Paulo, e falou sobre o processo. "Fiquei muito contente porque consegui fazer a matrícula rápido. O atendimento foi bom. Passamos um tempo em São Paulo e, ao retornarmos, escolhemos esta unidade porque já conhecíamos o bom ensino", comentou.

 

Pela Internet - Os estudantes da rede estadual que ainda não fizeram a transferência ou que mudaram de domicílio ou ainda porque a escola onde estudou, em 2016, não oferece a série subsequente, também devem fazer a matrícula até esta terça-feira, em qualquer escola da rede estadual. Neste caso, o estudante da rede estadual pode optar, também, pela Internet (www.educacao.ba.gov.br), utilizando o código de matrícula que recebeu na sua escola de origem.

 

Até terça-feira continua aberta a matrícula, ainda, para estudantes oriundos das redes municipais para as séries finais do Ensino Fundamental (5º e 9º ano). Neste caso, a matrícula deve ser feita em qualquer escola da rede estadual. Em Salvador e em mais 28 municípios (veja lista abaixo), os alunos podem fazer a matrícula, também, pela Internet (www.educacao.ba.gov.br), usando o código de matrícula que recebeu na escola municipal onde estudou em 2016.

 

No interior – Podem fazer a matrícula pela Internet estudantes oriundos das redes municipais das seguintes cidades: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.

 

Documentos necessários – Para a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura).

 

Mais informações: www.educacao.ba.gov.br

 

Foto: Marçal Dutra

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites