O que você procura?

Publicado em 30/01/2017 16h47

Prefeitura inicia Jornada Pedagógica 2017

Salvador

O auditório lotado na manhã desta segunda-feira (30), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, demonstra o clima de compromisso dos professores e coordenadores pedagógicos em um principal objetivo: avançar ainda mais em atendimento e qualidade a rede municipal de ensino de Salvador. Com o tema “Projeto político-pedagógico: tecendo fios de um currículo colaborativo”, a Jornada Pedagógica 2017 foi iniciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em cerimônia de abertura que contou com as presenças do prefeito ACM Neto; da secretária da Smed, Paloma Modesto; e demais representantes da área educacional.

No pronunciamento aos professores, o prefeito ACM Neto salientou que as grandes conquistas alcançadas pela educação municipal foram resultado de um trabalho conjunto, que envolveu decisão política da gestão, capacidade de planejamento e inovação da Smed e o trabalho realizado pelos colaboradores em cada uma das escolas. Um dos principais avanços foi o orçamento municipal para a educação, que saltou de 22,3% em 2013 para aproximadamente 28% em 2016. Em 2017, a rede passa a contar com mais 40 novas unidades, o que significa quase 10% de crescimento da rede física escolar no município.

Dentre os principais desafios para 2017, foram salientados o esforço para que os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) comecem a funcionar bem e com qualidade. Também devem ser realizadas ações para que o Programa Combinado possa avançar ainda mais, compreendendo melhor a necessidade de cada unidade escolar. A Prefeitura deverá procurar preservar o máximo de investimentos para a Educação e também pretende-se manter e ampliar parceria com o Instituto Chapada para atualizar os projetos nas unidades de ensino. Outro desafio importante é sanar o déficit de vagas em Educação Infantil, com a necessidade de criar mais vagas em tempo integral.

O prefeito também aproveitou para destacar que os gestores escolares vão continuar com diálogo aberto com a Prefeitura. “Estamos do mesmo lado e com parceria cada vez mais estreitada. Que este ano de 2017 seja de grandes conquistas, com fortalecimento do papel do professor”, pontuou. Ele solicitou ainda foco na Prova Brasil 2017, que possibilitará uma fotografia da rede municipal de ensino de Salvador. “Todas as escolas melhoraram as notas e esperamos que ocorra o mesmo este ano. Para isso, contamos com o apoio de todos vocês”, finalizou.

A abertura da jornada contou ainda com as presenças do chefe de Gabinete, João Roma; da diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga; da presidente do Conselho Municipal da Educação, Lindalva Amorim; da professora e presidente do Fórum de Gestores, Ivonete Santos; e da presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Cibele Amado. A parte cultural ficou a cargo de apresentações como a do Coral Hora do Saber, formado por alunos da unidade ensino localizada na Chapada do Rio Vermelho, e da pesquisadora e idealizadora do projeto Cirandando Brasil, Nairzinha Spinelli.

Demais atividades – A Jornada Pedagógica terá prosseguimento nos dias 1º (quarta-feira) e 3 (sexta-feira), nas Gerências Regionais. A atividade é preparatória para o início das aulas da rede municipal de ensino, marcada para o próximo dia 6. A rede é composta hoje por mais de 130 mil estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites