O que você procura?

Publicado em 02/03/2017 09h36

ESPECIALISTA DÁ DICAS EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A PELE NEGRA

CUIDADO

 

É um erro comum acreditar que peles negras requerem menos cuidados quando o assunto é exposição solar. Por mais que a melanina existente ofereça uma proteção extra, o uso de foto protetor não pode ser dispensado, mesmo no dia a dia. Aliado a isso, a pele negra requer uma atenção especial devido à maior incidência de manchas, oleosidade, queloides e foliculites, que podem ser prevenidos com alguns simples hábitos.

 

A dermatologista da Clínica de Osmilto Brandão, Renata Brasileiro, explica que o conteúdo da melanina existente na pele negra confere um Fator de Proteção Solar (FPS) de apenas 13,4. “Por isso devem-se utilizar filtros com FPS superior a 15 no dia a dia, e se a exposição solar for moderada a grande, o protetor deve ser igual ou superior a 30”, informa. Ela aproveita para ressaltar que, assim como na pele branca, o protetor deve ser reaplicado a cada 2h, sempre que entrar na água do mar ou na piscina, ou quando houver sudorese excessiva. “O risco do câncer de pele existe para todos, por isso a importância dessas atitudes”, completa.

 

Cuidados

Devido a maior capacidade de produzir e distribuir a melanina quando exposta a radiação ultravioleta ou a processos inflamatórios, é maior a incidência de manchas na pele negra. A especialista explica que elas podem ser tratadas com cremes clareadores ou através do uso de lasers. “Deve-se apenas atentar para o uso de substâncias menos irritativas, pois em caso de irritação, a pele negra pode hiperpigmentar ainda mais, o que não é desejável”, explica Renata.

 

Outra atenção especial que a pele negra requer é na prevenção à queloides. “Os fibroblastos presentes na derme da pele negra são maiores, estão em maior número e são hiperativos, o que favorece uma cicatrização exagerada da pele após traumas ou processos inflamatórios, consequentemente, os queloides são 3 a 18 vezes mais frequentes nos negros”, informa a dermatologista. As indicações para tratamento, que variam de acordo com cada caso, incluem infiltrações com substâncias que diminuem a proliferação das fibras colágenas até tratamentos com lasers.

 

A oleosidade é outra ocorrência frequente em peles negras e a especialista pontua que a prevenção é feita através do uso de sabonetes específicos para peles oleosas, acompanhado do hábito de higienizar a pele antes de dormir para que os produtos aplicados durante o dia não obstruam os poros e predisponham a acne. “Também é recomendável evitar o excesso de cremes em cabelos e maquiagens oleosas, além de optar pelo uso de foto protetores oil free ou toque seco”.

 

Finalmente, em relação à foliculite, a Dra. Renata explica que os pelos dos indivíduos negros tendem a ser mais crespos, favorecendo que eles encurvem antes de sua saída pelo óstio folicular ou logo apos a sua saída, retornando para dentro da pele. “Isso gera a inflamação característica da foliculite, o que pode ser seguido de infecções por bactérias, agravando o processo”. A foliculite pode ocorrer na área de barba e pescoço em homens e também em áreas frequentemente depiladas. Para prevenção, a dermatologista dá duas dicas: evite barbear rente à pele e opte por depilações a laser.

 

 

Autoria: GC

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites