O que você procura?

Publicado em 31/05/2017 18h33 - Atualizado em 31/05/2017 18h37

Camaçari: Jovens dispensados fazem juramento à bandeira

SERVIÇO MILITAR

http://webmail.camacaritem.com.br/cpsess0816598121/3rdparty/roundcube/?_task=mail&_action=get&_mbox=INBOX&_uid=2414&_part=2&_extwin=1&_mimewarning=1&_embed=1

O vice-prefeito de Camaçari, José Tude, representou o prefeito Antonio Elinaldo (que é diretor de Ensino do Tiro de Guerra de Camaçari e presidente da Junta de Serviço Militar), durante a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional - principal símbolo sagrado da Nação Brasileira e de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens dispensados do serviço militar. O ato ocorreu na manhã desta quarta-feira (31/5), no Clube Arsenal, situado na Avenida Tupinambás (antiga Radial C). 

O sentimento de patriotismo tomou conta do vice-prefeito. Ele lembrou que foi no seu primeiro mandato como prefeito (1989/1992), que trouxe de volta o Tiro de Guerra à Camaçari, oportunidade em que assumiu o compromisso de dar todo o apoio na permanência da instituição no município. “Já participei várias vezes de solenidades como essas, mas sempre me emociono. Ter a honra de poder transmitir aos jovens a importância de exercer a cidadania é uma satisfação, até porque minha origem é militar, fui oficial do Exército e tive o orgulho de servir ao meu País”. 

A solenidade foi conduzida pelo sargento do exército e chefe de instrução dos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari, Altair Mendes, que, na oportunidade, falou sobre a importância do ritual. “É um ato constitucional em que os jovens juram defender a pátria, independentemente de ter servido ao Exército, com o sacrifício da própria vida”, salientou. Ele ainda explicou que os dispensados não prestarão serviço militar, mas deverão permanecer de prontidão para servir à Pátria, se necessário, até completar 30 anos.

O juramento à bandeira para os reservistas acontece em diversas etapas ao longo do ano. Esta é a segunda dispensa deste ano, a anterior ocorreu em março. Na cerimônia de hoje, cerca de 400 jovens, que nasceram em 1999 e anos anteriores, foram dispensados. Geralmente no município, aproximadamente, 3.000 jovens se alistam para prestar o serviço militar por ano. No entanto, apenas 50 são incorporados à Junta de Serviço Militar de Camaçari. 

O alistamento militar é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. O procedimento acontece anualmente entre os meses de janeiro e junho, após esse período o sistema online faz uma seleção geral dos que serão dispensados.

Ainda participou da cerimônia o secretário da Junta de Serviço Militar de Camaçari, Carlos José Santana. 

 

Foto: Angelo Pontes

Autoria: CT/ASCOM PMC

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites