Na tarde da quarta-feira (09) o secretário de Saúde, Elias Natan, participou das comemorações do Dia Nacional da Equoterapia no Centro de Equoterapia Nosso Lar, localizado no bairro do Santo Antônio. Através de um convênio com a Sesau, o Centro atende 50 crianças do CAPSi e do CEMPRE, todas com alguma necessidade especial de mobilidade ou desenvolvimento psíquico em decorrência de transtornos mentais como Síndrome de Down, paralisia cerebral, Autismo e outros transtornos.
Graças ao trabalho no centro envolvendo a equoterapia com o acompanhamento de duas psicólogas, uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta e profissionais com destreza para guiar os animais enquanto as crianças fazem a terapia, muitas crianças que só conseguiam piscar os olhos hoje conseguem andar.
"A equoterapia é espetacular. Zulmira está de parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui. O prefeito Elinaldo foi de uma sensibilidade enorme ao renovar o convênio entra a Secretaria de Saúde e o Centro. Agora queremos é ampliar esse convênio para que possamos oferecer esse tratamento que trás tantos benefícios ao desenvolvimento psicomotor para muito mais de 50 crianças", destacou o secretário de Saúde, Elias Natan.
É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Autoria: CT/Ascom Sesau