O prefeito de Salvador, ACM Neto, determinou que Secretaria da Saúde, a Defesa Civil (Codesal) e a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) mobilizem todos os esforços para ajudar as autoridades estaduais e municipais de Vera Cruz para prestar assistência às pessoas que estavam na embarcação.
“Neste momento de profunda dor, presto minha solidariedade às vítimas e seus familiares e, ao mesmo tempo, informo que todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar no atendimento social, psicológico e nos primeiros socorros às pessoas”, disse ACM Neto. Ao tomar conhecimento do acidente, o prefeito ordeu o cancelamento da entrevista coletiva para anunciar as atrações do Réveillon de Salvador.
O governador Rui Costa, em nota, lamentou o acidente e também mobiliza as forças dos órgãos para atender as vítimas. "Lamento profundamente o acidente ocorrido esta manhã em Mar Grande e manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública. Deus está conosco neste momento difícil e confiamos no empenho das equipes de resgate", destacou o governador que também decretou luto oficial de três dias no estado.
A prefeitura de Vera Cruz, em nota, agradeceu a solidariedade dos municípios que estão ajudando com o envio de ambulâncias e profissionais da saúde, de todas as pessoas da cidade e região que cooperam neste momentor. "Além da parte operacional do socorro as vítimas, estamos buscando apoio com profissionais psicólogos, assistentes sociais, tudo para o devido acolhimento também as famílias. Muito obrigado a todos", afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou o adiamento das solenidades de celebração do 2º aniversário de emancipação do Corpo de Bombeiros e do Dia do Soldado. “O dia de hoje deve ser reservado apenas para trabalhar com o intuito de minimizar a dor dos envolvidos nesta lamentável tragédia”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, também lamentou o acidente. "A Câmara Municipal de Salvador se solidariza com todos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia", disse Prates, colocando a Casa Legislativa de prontidão para contribuir no que for possível na apuração do episódio e trabalhar no sentido de que medidas de segurança sejam adotadas para se evitar novos fatos dessa natureza.
Equipes do Corpo de Bombeiros de diversas cidades do interior baiano foram convocados para participar das buscas do acidente, que até não tem o número definitivo de vítimas. Na tarde desta quinta-feira (24), uma coletiva será realizada no Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, para apresentar o andamento do trabalho policial, que envolve as polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros.
Autoria: Correio da Bahia