O Prefeitura nos Bairros esteve na localidade de Barra do Jacuípe, entre os dias 13 e 15 de setembro, e realizou 1.038 atendimentos, além da oferta de atividades culturais, lúdicas e de educação. Esta foi a quarta edição do programa que promove ações a fim de aproximar o governo da população e identificar demandas.
Os atendimentos foram realizados pelas secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Saúde (Sesau), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e pela Ouvidoria do Município. Além das ações previstas, a Sefaz realizou vistoria de área para recalculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), já que foi identificada a demanda através de solicitações da comunidade.
As ações da prefeitura chegaram antes do programa, como a execução de serviços de roçagem, limpeza e iluminação, pela Sesp, operação tapa-buraco, melhoramento de vias e limpeza de fossa, pela Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra), busca ativa de matrículas com as famílias com alto grau de evasão escolar, obras de requalificação na Escola Municipal Barra do Jacuípe e no Centro Educacional Darcy Ribeiro, pela Secretaria da Educação (Seduc).
Projetos ainda estão previstos para serem realizados na comunidade, com a reforma total do campo principal, a construção de uma nova unidade de saúde, a promoção de apresentações de grupos culturais e artísticos durante o projeto Orla Verão, e implantação do sistema informatizado de matrícula na rede.
Além de Barra do Jacuípe, o Prefeitura nos Bairros já beneficiou as comunidades de Barra do Pojuca, Nova Vitória e Parafuso. O próximo local a receber o programa é a Gleba E, entre os dias 4 e 6 de outubro.
SERVIÇOS POR SECRETARIA
Secretaria de Serviços Públicos (Sesp)
• Licenças (Permissão de Food Truck / Lanchonetes): 1 atendimento
• Limpeza Urbana (Roçagem): 9 atendimentos
• Limpeza Urbana (Varrição): 1 atendimento
• Iluminação Pública (Lâmpadas Queimadas): 13 atendimentos
• Iluminação Pública (Reparo nos Postes): 3 atendimentos
• Poda de Árvores: 3 atendimentos
Total de atendimentos: 30 atendimentos
Secretaria da Fazenda (Sefaz)
• IPTU: 28 atendimentos
• Orientação para Abertura de Empresa: 8 atendimentos
• Adesão ao REFIS: 9 atendimentos
• Emissão de Guias de Tributos Municipais: 7 atendimentos
• Certidão Negativa de Débitos: 1 atendimento
• Revisão de Área para Cálculo de IPTU: 3 atendimentos
Total de Atendimentos: 56 atendimentos
Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec)
• Cadastro no Sistema Mais Emprego: 116 atendimentos (15 encaminhamentos)
Secretaria de Saúde (Sesau)
• Teste rápido (HIV, SÍFILIS, HEPATITE): 131 atendimentos
• Acompanhamento Nutricional Bolsa Família: 77 atendimentos
• Aferições de Pressão: 120 atendimentos
• Orientação e entrega de Kits de saúde bucal: 347 atendimentos
Total de atendimentos: 675 atendimentos
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes)
• Cadastro no Bolsa Família: 48 atendimentos
• Recadastramento no Bolsa Família: 98 atendimentos
Total de atendimentos: 146 atendimentos
Ouvidoria Pública Municipal
Total de Atendimentos: 15
Autoria: CT/Ascom PMC