O que você procura?

Publicado em 22/04/2018 10h22 - Atualizado em 15/08/2020 09h59

Energia mais cara a partir deste domingo

17% MAIS CARA

A  conta de energia já está mais cara, a partir deste domingo (22). O reajuste de até 17,27% nas tarifas da Coelba atinge os consumidores residenciais. O aumento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A Coelba atende  415 doa 417 cidades da Bahia.

 

SE LIGUE NAS DICAS PARA DIMINUIR O VALOR DA CONTA

Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência). Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética.

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora. Se a pausa entre o uso for longa, superior a uma hora, por exemplo, o ideal é desligar o equipamento. Se der, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos. 

Fique de olho no carregador de celular. Não deixe na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

Aproveite  a luz do sol. A iluminação natural ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes naturalmente já iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras. 

Evite usar a função stand-by (espera) dos aparelhos. Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em ‘stand-by’. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático.

Escolha lâmpadas LED, mesmo que sejam mais caras, pois a economia de longo prazo compensa os custos iniciais, já que elas duram mais.

Utilize a função “timer” dos televisores. O aparelho é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados.  Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos, e programe o aparelho para que ele desligue sozinho. 

Estabilize a temperatura do ar-condicionado. Para economizar energia, não é preciso sofrer com o calor e desligar o condicionador de ar. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor da conta. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.
 

 

Autoria: CT

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites