O que você procura?

Publicado em 20/08/2021 07h56 - Atualizado em 20/08/2021 08h01

10º GBM presta homenagens e recebe viatura de combate a incêndio

BOMBEIROS

 

Para valorizar homens e mulheres, bombeiros que se dedicaram ou ainda prestam serviços ao município e também para reforçar a operacionalidade das unidades, foi realizada na manhã desta quarta-feira, uma cerimônia solene que marca a inauguração do Mural de Veteranos da Placa de Bombeiros Militar Padrão e a entrega da viatura Auto Tanque Bomba (ATB) para Camaçari. O ato aconteceu no 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), localizado na Avenida 28 de Setembro, antiga Radial A.

O ato foi iniciado ao som da canção do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, letra do professor Roberto Correia e música de Estanislau Wanderley. Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Reis Tude falou da importância do evento. "Hoje participo dessa solenidade e parabenizo esta iniciativa da instituição de valorizar seus integrantes. Essa é uma iniciativa plausível e feita com muita maestria, de modo que cumprimento o 10º GBM de Camaçari. Além disso, registro o meu desejo de que com a nova viatura o município fique mais modernizado e apto a dar uma assistência melhor ao nosso povo", disse ao acrescentar que foi um prazer poder representar o prefeito na cerimônia.

Entendendo que o capital humano é o que movimenta a instituição, o comandante do 10º GBM, major Allan Urbano Lau Guanais Mineiro destacou a importância da valorização da tropa. "Nós temos duas bases sólidas como diretrizes de comando, que é a valorização da tropa e o atendimento de excelência à comunidade. Com isso, essa cerimônia promove a valorização dos bombeiros em atividade, assim como daqueles que prestaram relevantes serviços ao 10º GBM e à sociedade".

A valorização do efetivo fomentada pelo órgão, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), elaborado para o período de 2020 a 2025 (PLANESB), a fim de modernizar a gestão de pessoas com ênfase na valorização profissional, para difundir a política de fortalecimento de vínculos da corporação com o servidores ativos e inativos.

Presente no evento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Adson Marchesini sinalizou que a instituição presente não tem futuro se não valorizar o passado. "A maior riqueza da instituição é o bombeiro e relembrar hoje toda dedicação dessa equipe, me emociona. Por isso, é necessário sim, valorizar a todos que fazem dessa instituição uma base sólida. Para mim, os que estão na reserva continuam sendo bombeiros militares, e de coração e em nome da instituição, eu agradeço a todos. Aos que estão na atividade através do bombeiro padrão, meu respeito", disse ao fazer uma homenagem especial ao diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), coronel Alfredo Castro, presente na cerimônia, e que atuou como comandante-geral da Polícia Militar da Bahia.

Entre os bombeiros padrão, que produzem e atendem bem o povo, foram eleitos e homenageados por desenvolver melhor desempenho, o Capitão Edmundo Sousa Teixeira e o Cabo Marcelo Dias dos Santos.

Em continuidade às homenagens e após dedicar mais de 30 anos no atendimento a salvar vidas e patrimônios, foi a vez da premiação aos chamados bombeiros reserva. Ao todo, 12 bombeiros receberam as honras.

O terceiro momento do evento foi marcado pela entrega da aquisição de um caminhão novo, pelo Estado, restrita ao atendimento em Camaçari. Trata-se de uma viatura de última geração com capacidade em dobro em relação às viaturas normais, que comportam de quatro a seis mil litros de água, para combate ao incêndio. Esta nova viatura, com capacidade de 12 mil litros de água, vai trazer um incremento operacional, com uma maior proteção para as edificações e pessoas do município.

Participaram do evento o diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) coronel Alfredo Castro; o secretário de Relações Institucionais (Serin), José Matos; representantes do Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Borges e o vereador Flávio Matos; além de autoridades militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM); da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo (CIPE – Polo); e da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

 

Foto: Jean Victor

 

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites