O que você procura?

Publicado em 16/11/2021 17h50

Busão da Solidariedade percorre ruas de Salvador levando higiene e saúde para pessoas em situação de rua

FAZENDO O BEM

 

                Nascido da observação da penúria de pessoas em situação de rua, durante distribuição semanal de alimentos e kits de higiene, a Cidade da Luz, organização da sociedade civil sem fins lucrativos existente há 43 anos, criada pelo médium José Medrado, ampliou seu projeto social e criou o Busão da Solidariedade. A iniciativa começou com a aquisição de um ônibus e a sua transformação em um banheiro itinerante, equipado com boxes individuais com chuveiros, inclusive adaptados para pessoas com necessidades especiais, bancadas para corte de cabelo e barba, prateleiras, penduradores e caixas para toalhas de banho, roupas, calçados e material de higiene corporal. Toda essa ação é oferecida gratuitamente aos necessitados em situação de rua e - além de percorrer as ruas de Salvador em alguns horários das quartas-feiras -, o Busão fica disponível em sua base na Cidade da Luz, na Boca do Rio, durante o dia.

                De acordo com José Medrado, a condução do veículo, acolhimento, atendimento e orientação às pessoas usuárias do benefício são feitas por voluntários da Cidade da Luz, incluindo colaboradores com vivência no trabalho com população de rua. Para ele, a escolha do termo "busão", bem baiano, foi utilizado a fim de gerar um ambiente de familiaridade e empatia para os usuários do serviço. O custo do projeto, que almeja rodar de segunda a sexta-feira, em breve, considerando aquisição do ônibus e adaptação projetada, é de R$180 mil, e conta com o apoio de pessoas e empresários que tenham a convicção de que, convergindo para o Bem, é possível impactar positivamente muitas vidas. Para fazer doações, basta seguir o link http://vaka.me/2088811

                A pandemia causada pelo Novo Coronavírus, desde março de 2020, exigiu adaptação das atividades sociais oferecidas pela Casa, mas o trabalho de assistência social voltado às instituições carentes não parou, como o trabalho médico em todo o seu amplo aspecto. Segundo o médium, com este viés neste período de pandemia, a Cidade da Luz intensificou sua ação voltada à população em situação de rua, contingente que se avoluma a cada semana, mostrando o quanto de carência existe na nossa cidade.

 

Cidade da Luz

                A Cidade da Luz existe há 43 anos, desde a fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, mantendo-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos socioassistenciais são mantidos através de doação. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como rifas, bazares, jantares, dentre outros. Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.

 

 

Autoria: Lume Comunicação

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites