O que você procura?

Publicado em 12/05/2022 21h50

Sedur e comunidade realizam plantio de mudas no Parque das Dunas

PLANTAÇÃO

 
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou neste sábado (7/5), um plantio e a instalação de alambrado revestido, em torno da poligonal do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, com o objetivo de preservar e resguardar a área. Durante a ação, que contou com a participação da comunidade local, foram plantadas 110 mudas de espécies como, aroeira, pau-pombo, cajueiro, jenipapeiro, ipê-amarelo e pitangueira.


Presente no ato, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, aproveitou a ocasião para agradecer a participação de membros da localidade. "Estou muito feliz. Esse plantio e a instalação do cercado marcam, de fato, o início de um novo momento. Poder contar com a presença de vocês, da comunidade local aqui, é muito importante pra fortalecer e nos ajudar a proteger esse lugar", destacou.

Umas das primeiras a chegar, Eduarda Gonçalves, que é moradora do Condomínio Reserva Verde, na Via Parque, achou a iniciativa maravilhosa. "Eu moro aqui há 14 anos. Essa iniciativa é muito boa. Passamos por várias questões, nós tínhamos receio de circular por aqui, tem as queimadas que acontecem frequentemente. A gente tem um parque tão lindo e nunca pudemos aproveitar. Então a gente fica feliz em ver que o governo está tendo esse olhar, achávamos que isso ia demorar mais pra acontecer. Essas ações aqui tem ajudado a melhorar muito", disse.

Morador da comunidade de Jauá há décadas, Eraldo Reis fortaleceu a importância da união entre poder público e comunidade. "Quero aqui parabenizar a Sedur por essa importantíssima ação de governo. Eu gosto muito da palavra legitimidade, e a secretária Andréa tem isso, é da comunidade e de uma família tradicional no nosso município. Essa defesa do território de Camaçari, essa defesa do patrimônio ambiental eu acho que está em boas mãos. Parabéns!", destacou.

Representando a Associação da Via Parque e o do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), Ana Mandim celebrou a ação. "Essa degradação em torno dessa área é antiga. Nós fizemos inúmeras denúncias e nunca fomos ouvidos, e fomos ouvidos agora. Por isso, eu queria parabenizar a secretária que está fazendo um trabalho belíssimo. Essa região estava um verdadeiro lixo. A entrada de Jauá, ali pela via Parque, ninguém via nada. Isso que está acontecendo aqui é o começo do que sonhamos para Jauá", concluiu.

O líder comunitário de Vila de Abrantes, Hilário Lisboa, também fez questão de pontuar o avanço das questões ambientais no município. "Estou muito feliz, como filho desta terra, com tudo o que tenho acompanhado. A gestão e a Sedur têm dado uma atenção à Abrantes e também a toda a costa. Eu parabenizo a secretária!, frisou.

A operação e implantação do parque são realizadas com base nas legislações federal, estadual e municipal, no Plano de Manejo e na legislação orçamentária do município. A administração do equipamento será de responsabilidade da Sedur, com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais relevantes à cidade.

Também esteve presente no plantio, representando o Poder Legislativo, o vereador Gilvan Sousa.

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites