O que você procura?

Publicado em 12/05/2022 21h53

STT apresenta cronograma de ações para o Maio Amarelo

TRÂNSITO

 
Com o objetivo de promover uma reflexão na sociedade para que haja uma redução no número de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realiza durante todo o mês de maio diversas ações de conscientização de segurança no trânsito, marcando de forma efetiva a participação do município na Campanha do Maio Amarelo 2022.

Neste ano, o movimento internacional trouxe o tema "Juntos Salvamos Vidas" e nessa perspectiva, a STT, comprometida com a preservação da vida e do meio ambiente, conforme o Art. 1º, §5º, da lei Federal 9.503/1.997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), intensificará as ações habitualmente desenvolvidas, promovendo atividades direcionadas à sensibilização de pedestres, ciclistas e condutores.

Como destaque entre as diversas atividades, a autarquia apresenta o 2º Seminário de Segurança Viária, que acontecerá no dia 25 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Camaçari, das 8h às 13h. A ideia é que seja feita a promoção de debates em prol do aprimoramento de ações integradas entre a STT, sociedade civil organizada e alguns dos órgãos federais, estaduais e municipais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Os interessados em participar do evento, devem realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico maioamarelostt.ga. Ao fazer o acesso, basta clicar no link "inscreva-se" e preencher todas as informações solicitadas no formulário. As vagas são limitadas à capacidade do auditório da Câmara.

A superintendência ainda promoverá ações contínuas e direcionadas ao desenvolvimento de uma postura preventiva no trânsito. A STT realizará a Operação Calçada Limpa, a iniciativa visa orientar condutores a estacionar corretamente, deixando as calçadas livres para os pedestres, além de orientá-los no que tange ao respeito às ciclovias. Para tanto, viaturas e agentes estarão posicionados na Rua Francisco Drumond, e nas avenidas 28 de Setembro, Dr.º Manoel Mercês e Tiradentes, esta última, localizada em Vila de Abrantes.

Durante as atividades da campanha, também está programada a Operação Semáforo. Na oportunidade, viaturas e agentes estarão posicionados nos seguintes cruzamentos: (período matutino) Costa Pinto X Adelina de Sá; Adelina de Sá X Rua Duque de Caxias; e Rua Francisco Drummond X Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães; (período vespertino) Rua Duque de Caxias X Avenida Dr.º Manoel Mercês; Rua da Bandeira X Avenida Rio Camaçari, na Praça João Ramos Coroa, conhecida popularmente como "Praça dos 46".

A proposta da Operação Semáforo é demonstrar à população o papel imprescindível que o órgão desenvolve sempre que há um acidente, desde a sinalização da via, que visa a proteção da vítima e evitar outros acidentes, ao monitorando da situação até que chegue o serviço de saúde especializado. Ainda para esta ação, serão realizadas abordagens aos condutores durante o período em que o semáforo estiver fechado para passagem de veículos, com orientação aos motoristas e entrega de panfletos educativos.

Com foco e atenção voltada à segurança dos estudantes, acontecerá a Operação Os Caminhos da Escola, que promoverá ciclo de palestras educativas em escolas do município, ministradas por agentes da Polícia Rodoviária Federal, em parceria com colaboradores da STT. Nesta ação, serão feitas intervenções na travessia de pedestres, para que alunos e transeuntes em geral sejam priorizados, assim que precisarem utilizar a faixa de pedestre. A superintendência realizará também uma Blitz Educativa, em parceria com órgão Federal.

A STT destaca que toda programação é voltada para a conscientização das pessoas quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Vale esclarecer, que o Maio Amarelo envolve os segmentos governamentais, empresariais, associações, federações, entidades de classe e sociedade civil, e foi instaurado em 11 de maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O mês tornou-se referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e a cor amarela foi utilizada por significar atenção, sinalização e advertência nas regras de trânsito.

 

STT_card_2º Seminário Segurança Viária dia 25.5.jpeg

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites