O que você procura?

Publicado em 08/10/2023 21h18

Audiência pública do PDDU reúne dezenas de pessoas no TAM

REVISÃO PDDU

 

A 9ª audiência pública destinada à revisão do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanístico e Ambiental e de Obras do município, atraiu a atenção e participação de dezenas de pessoas nesta quinta-feira (5/10), no Teatro Alberto Martins (TAM). Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), o evento demonstrou o crescente interesse dos moradores na moldagem do futuro urbanístico da cidade.

Para Andréa Montenegro, titular da Sedur e presidente da Comissão Executiva de Acompanhamento da Revisão do PDDU, os encontros têm alcançado seus objetivos. "Uma sensação de que estamos no caminho certo. Temos dado toda a publicidade e transparência ao processo de revisão do PDDU, as pessoas estão entendendo isso, e estão, de fato, participando. Esse será um plano diretor do povo, para o povo de Camaçari".

Representando o Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), Hamilton Gonçalves, destacou a importância da instituição no processo de revisão do PDDU. "O ConCidade é um conselho deliberativo e fiscalizador, sendo uma das suas funções a de acompanhar a elaboração da revisão do plano diretor", finalizou.

Os encontros têm como objetivo geral apresentar e dialogar sobre as estratégias relacionadas ao desenvolvimento do PDDU para o horizonte temporal de 10 anos, adequando-as aos Cenários Tendenciais (pessimista e otimista) oriundos dos fóruns temáticos e oficinas de participação popular.

Na oportunidade, a equipe técnica da Sedur fez a leitura do regimento interno da audiência. Em seguida, foram apresentadas pelo Consórcio AUR – IBDI - empresa responsável pela elaboração da revisão do PDDU - a estratégia metodológica, o processo participativo, propostas da comunidade, além da proposta técnica/ institucional.

Ao final das apresentações, foi aberto o momento da participação popular, que trouxe algumas sugestões, elogios e críticas, a fim de contribuir com a construção do plano. Fundador da Sapiens Orgânica e morador do Parque Nascentes Rio Capivara, Marcos Vinícius Oliveira, fez questão de trazer sua contribuição para o debate. "Eu sempre participo das oficinas, dos fóruns, enfim. E hoje eu vim trazer minha contribuição para o bairro que moro. Eu não sei se no PDDU foi elaborada uma unidade de conservação para o Rio Capivara, pois a gente nota que é uma das poucas nascentes que existem e que não tem isso. E a outra contribuição, é a de levar o Reflora Camaçari para a nascente do Rio Capivara", sinalizou.

Moradora do Residencial Algarobas, no bairro Santa Maria, a integrante da ONG Mãos que Ajudam, Tatiane Farias, achou o debate importante. "Primeira vez que eu participo de um encontro como esse, que discute o futuro e a urbanização da nossa cidade, e eu achei ótimo. Gostei e apoio o que foi apresentado aqui hoje. Sinto muito que mais pessoas não participam", enfatizou.

Wesley Henrique, morador do Ficam II, participou de outras etapas e fez questão de retornar. "Participei da primeira etapa e volto para ouvir os avanços e as evoluções que foram feitas. E fico muito feliz com esse momento de explanação, serve pra gente entender melhor o que pode ser feito na nossa cidade no futuro. Pois a partir daí, a gente também começa a buscar dos nossos que tenham esse cuidado e que participem desses espaços de discussão", destacou.

Após a conclusão do encontro, todas as contribuições e sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe responsável pela elaboração da peça final. A apresentação da 9ª audiência pública está disponível à população no Portal do PDDU e pode ser acessada neste link.

Além da população, também estiveram presentes o subsecretário de Cultura, Luciel Neto, o superintendente de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo da Sedur, Pedro César Archanjo, e o subsecretário dos Serviços Públicos, Jackson Josué.


Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites