O que você procura?

Publicado em 19/12/2023 18h46

Nordeste tem mais de um milhão de empresas inadimplentes em outubro, diz Serasa

CRISE

Em outubro, 1.119.586 companhias do Nordeste do país fecharam o mês no vermelho, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O maior número de companhias com contas em atraso foi da Bahia (328.455) e o menor registro ficou com o Piauí (43.433). 

No cenário nacional, o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em outubro, foram contabilizados 6,6 milhões de CNPJs no vermelho, evidenciando uma estabilidade que persiste desde julho de 2023. No período analisado, as dívidas somaram R$ 125,8 bilhões e o ticket médio de cada conta atrasada foi estimado em R$ 2.663,10. 

"A inadimplência das companhias encontra-se, atualmente, em um estágio de estabilidade, possivelmente refletindo os efeitos da redução da taxa Selic e da diminuição da inflação. Esses fatores têm impactado diretamente nos bolsos dos brasileiros, repercutindo, por consequência, nos recursos das empresas. Com uma maior disponibilidade de capital no mercado e sinais de recuperação econômica, a expectativa para os próximos meses é de que os negócios possam recuperar parte de seu fôlego, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência no país", analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, onde a categoria "Serviços" se destacou com uma participação de 54,6%. Em segundo lugar estava o setor "Comércio" com 36,6%, seguido por "Indústria" com 7,6%, "Primário" com 0,8% e "Outros" com 0,4%. Esse último agrupamento abrange negócios relacionados ao setor "Financeiro" e ao "Terceiro Setor".

Com relação ao setor das dívidas, a maior parte delas é de “Outros” (28,6%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,0%). 

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul lideraram o ranking dos estados com os maiores números de empresas inadimplentes. Já os cinco estados que menos registraram contas em atraso foram Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Piauí. 

Inadimplência predomina entre Micro e Pequenas Empresas

Das 6,6 milhões de companhias negativadas em outubro, 5,9 milhões eram de micro e pequeno porte. A análise revelou que houve um leve aumento em relação aos meses anteriores. 

Autoria: TRIBUNA DA BAHIA

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites