Os vereadores de Camaçari, tanto os da Bancada da Oposição quanto os do Governo, uniram forças para defender os trabalhadores do município que serão demitidos com o fechamento da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia), empresa situada no Polo Industrial.
Eles participaram de uma audiência pública, realizada na tarde desta terça-feira (20), a fim de debater com representantes do Executivo Municipal, do Legislativo Estadual, líderes sindicais e trabalhadores, o impacto ocasionado com o encerramento da unidade em Camaçari.
Pedida pelo vereador Marcelino (PT), a Audiência Pública “Desenvolvimento Econômico e a Indústria de Fertilizantes em Camaçari” contou com a participação em massa dos trabalhadores, que lotaram o plenário a fim de tentar achar uma solução para o problema. “A Fafen é muito importante para a economia do Estado e do Município. Esta é a hora de nos unirmos para defender o não fechamento dela, pois nossa tarefa aqui é revertermos esse quadro imediatamente”, proferiu Marcelino.
Funcionário efetivo da Petrobrás e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia (Sindpetro-Ba), Radiovaldo Costa afirmou que o fechamento da empresa é um atentado contra o povo e contra a soberania nacional. “Irá afetar o município diretamente com a quantidade de desempregados que vai se multiplicar quando as mais de quinze fábricas que dependem dela começarem a fechar também”, explicou.
O público presente também teve voz na audiência, como Edson Paiva, representante da Unigel na Bahia, com fábricas em Camaçari e Candeias, e um dos principais clientes da Fafen. “Estamos preocupados com o fechamento da empresa, pois sem a matéria-prima fornecida por ela nossa fábrica também irá parar, causando um impacto à toda a cadeia produtiva. Não dá para pensar no Polo Industrial sem a Fafen e sem toda a cadeia de produção ligada a ela”, disse.
Na tribuna, também se manifestaram o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Oziel (PSDB), outros parlamentares da Casa, além dos deputados estaduais Joseildo Ramos (PT) e Rosemberg Pinto (PT), o deputado federal Luiz Caetano (PT), e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM).
O gestor municipal saiu em comitiva composta pelo presidente da Câmara, o vereador Oziel, e com o vereador Marcelino, para o Rio de Janeiro. A reunião será com o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, com quem Elinaldo conversou nesta terça-feira (20) por telefone.
Autoria: CT/CMC