O que você procura?

Publicado em 21/03/2018 09h37 - Atualizado em 23/03/2018 09h34

Câmara se une contra o fechamento da Fafen em Camaçari

DESEMPREGO

Os vereadores de Camaçari, tanto os da Bancada da Oposição quanto os do Governo, uniram forças para defender os trabalhadores do município que serão demitidos com o fechamento da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia), empresa situada no Polo Industrial.

Eles participaram de uma audiência pública, realizada na tarde desta terça-feira (20), a fim de debater com representantes do Executivo Municipal, do Legislativo Estadual, líderes sindicais e trabalhadores, o impacto ocasionado com o encerramento da unidade em Camaçari.

Pedida pelo vereador Marcelino (PT), a Audiência Pública “Desenvolvimento Econômico e a Indústria de Fertilizantes em Camaçari” contou com a participação em massa dos trabalhadores, que lotaram o plenário a fim de tentar achar uma solução para o problema. “A Fafen é muito importante para a economia do Estado e do Município. Esta é a hora de nos unirmos para defender o não fechamento dela, pois nossa tarefa aqui é revertermos esse quadro imediatamente”, proferiu Marcelino.

Funcionário efetivo da Petrobrás e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia (Sindpetro-Ba), Radiovaldo Costa afirmou que o fechamento da empresa é um atentado contra o povo e contra a soberania nacional. “Irá afetar o município diretamente com a quantidade de desempregados que vai se multiplicar quando as mais de quinze fábricas que dependem dela começarem a fechar também”, explicou.

O público presente também teve voz na audiência, como Edson Paiva, representante da Unigel na Bahia, com fábricas em Camaçari e Candeias, e um dos principais clientes da Fafen. “Estamos preocupados com o fechamento da empresa, pois sem a matéria-prima fornecida por ela nossa fábrica também irá parar, causando um impacto à toda a cadeia produtiva. Não dá para pensar no Polo Industrial sem a Fafen e sem toda a cadeia de produção ligada a ela”, disse.

Na tribuna, também se manifestaram o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Oziel (PSDB), outros parlamentares da Casa, além dos deputados estaduais Joseildo Ramos (PT) e Rosemberg Pinto (PT), o deputado federal Luiz Caetano (PT), e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM).

O gestor municipal saiu em comitiva composta pelo presidente da Câmara, o vereador Oziel, e com o vereador Marcelino, para o Rio de Janeiro. A reunião será com o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, com quem Elinaldo conversou nesta terça-feira (20) por telefone.

Autoria: CT/CMC

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites