Com o objetivo de aproximar o público do universo literário, a Secretaria da Cultura (Secult), através do programa Vamos Ler Camaçari, promove a Semana Monteiro Lobato (SML), que acontece de 17 a 20 de abril e traz uma programação variada em todas as bibliotecas que integram a Secult. A abertura será no primeiro dia do evento, às 10h, na Cidade do Saber e contará com a presença de alunos do curso de balé e da orquestra de violão do complexo.
A Semana Monteiro Lobato é um dos principais acontecimentos dedicados à literatura infantil no país e oferece tradicionalmente ao público uma grande variedade de opções de informação e entretenimento. Nos quatro dias do evento estão previstas atividades multiculturais, a exemplo de exposições, oficinas, pintura de rosto, contação de história, teatro de fantoche, música e brincadeiras.
A SML tem caráter artístico, cultural e pedagógico e compreende sempre o dia 18 de abril, data de nascimento do escritor que dá nome à semana. Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é Sítio do Pica-Pau-Amarelo, composta de 23 volumes.
PROGRAMAÇÃO de 17 a 20 de abril - das 09h às 11h e de 14 às 16h:
Brinquedoteca Cidade do Saber
Oficina de construção de brinquedos tradicionais (pião e peteca), brincadeiras populares, hora do conto, gincana, músicas e brincadeiras.
Biblioteca Infantil – Praça Abrantes
Dinâmicas para leitura, hora do conto, jogos pedagógicos, cineminha, vídeo, slides, pesquisas leituras: recreativa, interpretativa e informativa.
Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Phoc III
Oficina de construção de brinquedos tradicionais (pião e peteca), brincadeiras populares, hora do conto, gincana, músicas e brincadeiras
Biblioteca Ler e Preciso – em Vila de Abrantes
Oficina de construção de brinquedos tradicionais (pião e peteca), brincadeiras populares, hora do conto.
Biblioteca de Barra do Pojuca
Oficina de construção de brinquedos tradicionais (pião e peteca), brincadeiras populares, hora do conto, gincana, músicas e brincadeiras
Autoria: CT/Ascom PMC