O Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) continua com o trabalho de campo em Camaçari, através das visitas domiciliares que fazem parte da nova política social da Prefeitura de Camaçari. Desta vez, a comunidade a receber a iniciativa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida e fortalecer vínculos familiares, foi o Condomínio Praia da Penha, no bairro Ponto Certo.
Conhecido também como Criança Feliz, a ação realizada pela secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) capacitou 26 visitadores, orientados por supervisores qualificados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), para avaliar a família, a saúde das crianças e o ambiente em que os pequenos vivem. Na oportunidade foram realizadas, além de palestras sobre como funciona o programa, atividades recreativas e de aprendizado em geral. As gestantes também receberam orientações.
Ainda no encontro, quem teve interesse em passar a ser acompanhada pela equipe da Sedes, assinou o termo de adesão ao programa, garantindo a participação no Cuidando do Desenvolvimento das Crianças (CDC), uma outra ferramenta social da secretária. As crianças de zero a 3 anos terão visitas semanais, de 3 a 6 quinzenais e mensais para as futuras mamães.
O evento realizado nesta sexta-feira (27/05), no quiosque do condomínio, pela equipe composta por estagiários das áreas de psicologia, assistência social e pedagogia, é a terceira fase do projeto, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, que recebem o beneficio da Bolsa Família ou de prestação continuada. “Nunca na história trabalhamos com o foco em crianças com essas idades, e estamos encantados com a oportunidade de contribuir para o crescimento e fortalecimento da relação familiar dessas pessoas”, pontuou a coordenadora, France Silva.
Para a moradora do conjunto, Flavia Eulalia Santos, o programa é de suma importância para as famílias carentes. “Todos precisam participar, não tem que ter medo de se informar. As pessoas pensam que vão perder o benefício, mas aqui é justamente para entender os nossos direitos e deveres. Passamos a saber como criar melhor os nossos filhos”, destacou.
O Primeira Infância funciona com políticas intersetoriais, contado com apoio das secretarias da Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Cultura (Secult), além do suporte das diversas coordenações da própria Sedes. A adesão ao programa pelo município aconteceu em setembro do ano passado, e foi efetivado por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Governo Federal, através do MDSA. O documento tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.
Autoria: CT/Ascom PMC