Começou nesta sexta-feira (18/5) e segue até este sábado (19/5) a ação de intensificação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, em Parafuso. Uma força tarefa composta por 40 agentes de endemias tem como objetivo visitar 2.539 imóveis para verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela urbana.
Além da vistoria nos imóveis residenciais, comerciais e terrenos, os agentes também realizam o trabalho de conscientização através da distribuição de panfletos e fixação de cartazes explicativos sobre como a população deve proceder para combater o mosquito.
A supervisora administrativa do Centro de Controle de Zoonoses, Deise Glória Santana, explica que a força tarefa acontece em virtude da expansão territorial e populacional de Parafuso. "Diariamente os agentes fazem esse trabalho em todos os bairros da cidade. Contudo, alguns locais têm crescido populacionalmente e, com isso, a extensão territorial que os agentes precisam cobrir. São nesses locais que temos realizado a força tarefa".
A importância das pessoas receberem os agentes de endemias foi destacada pela diretora da Vigilância à Saúde, Fátima Guirra. "Em Camaçari temos um problema sério, que é de encontrar muitas residências fechadas durante a semana. Nessas ações de intensificação é muito importante que a população esteja em casa e receba os agentes, além de fazer a sua parte no dia a dia eliminando todos os possíveis focos do Aedes Aegypti. Não podemos vacilar com o mosquito da dengue".
Após a atividade em Parafuso, a força tarefa dos agentes de endemias seguirá para Machadinho, nos dias 25 e 26 de maio, Cajazeiras de Abrantes, 8 e 9 de junho, e Serra Verde, em 16 de junho.
Autoria: CT/ ASCOM