A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (19), o 1º do Encontro Municipal pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Emapeti, realizado no município pela primeira vez. Na ocasião, o vereador Oziel (PSDB), presidente da Câmara Municipal, e o vereador Flávio Matos, relator da Comissão de Educação e Assistência Social da Casa Legislativa estiveram presentes.
"Quando crianças e adolescentes começam a trabalhar muito cedo, é tirada deles a oportunidade de estudar e adquirir conhecimentos importantes para seu crescimento profissional", proferiu Oziel.
O evento, que percorre todo país na tentativa de erradicar de uma vez a exploração de crianças e adolescentes em atividades remuneradas, aconteceu no Teatro Alberto Martins, e reuniu mais de 30 escolas da rede pública do município, que durante todo evento participam de oficinas, orientações e debates. O objetivo é envolver a juventude e o máximo de atores sociais nesse processo.
"Camaçari sedia o 1º Encontro Municipal, formalizando o 1º Comitê Municipal da Bahia. Vamos buscar fortalecer essa política de participação da criança e do adolescente, no monitoramento, no social e em especial para a irradicação do trabalho infantil", disse oprocurador do Ministério Público do Trabalho do Ceará, Antônio Lima.
A iniciativa foi promovida pela Seduc, em conjunto com o Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPA).
Também estiveram presentes à mesa solene o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo; a secretária de Educação, Neurilene Martins; e a secretária de Desenvolvimento Social, Ilay Ellery.
Autoria: CT/ ASCOM