O prefeito Elinaldo Araújo participou da inauguração do Escritório das Aldeias Infantis de Camaçari, em Jauá, nesta segunda-feira (13/8). Este é o espaço onde atua a equipe técnica da Casa Lar, que é composta por psicólogo, assistente social e a coordenação, que realizam o acolhimento de crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, em cumprimento de medida de proteção.
Neste espaço é que serão desenvolvidas todas as ações para garantir o direito dessas crianças e adolescentes, para que tenham acesso à saúde, educação e habitação, por exemplo, além da realização de trabalhos para que o motivo que ensejou a medida de proteção seja minimizado ou cessado, para que essa criança ou adolescente possa voltar ao convívio familiar, caso entenda que seja possível.
Muito feliz, o prefeito Elinaldo Araújo deu a ordem para a busca por uma casa para que o projeto seja ampliado e aconteça também na sede de Camaçari. "Esta é uma exigência política da Assistência Social e a da Promotoria da Infância e da Juventude, e já assumimos a gestão com essa demanda. Escolhemos esta organização por conta da experiência e por confiar que podia oferecer serviços de qualidade para essas crianças", explicou.
A gestora nacional da organização Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco da Fonseca, falou sobre a importância da política de trabalho voltada para infância. "Para nós, é uma alegria muito grande ter um parceiro como vocês, que tiveram a sensibilidade social de buscar um atendimento especializado e específico para um grupo de crianças que precisavam dessa resposta".
"Esta é uma demanda de mais de dez anos do município e tenho o orgulho e a satisfação de ver acontecendo. As crianças que vêm para a casa de acolhimento são direcionadas pela Vara da Infância e Juventude, precisam realmente de acolhimento, porque a estrutura familiar está inexistente ou excessivamente precária a ponto delas não terem nenhuma segurança de vida", pontuou a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery.
A unidade de acolhimento, que é a Casa Lar, foi inaugurada em junho, através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e a Organização Não Governamental (ONG) Aldeias Infantis SOS Brasil. O espaço tem capacidade para atender dez pessoas em tempo integral e hoje conta com sete residindo nesse espaço.
Após conhecer o espaço do escritório, o prefeito Elinaldo e equipe da prefeitura seguiram para fazer uma visita às crianças e adolescentes, na Casa Lar.
Foto: Tiago Pacheco
--
Ascom - Prefeitura de Camaçari
(71) 3621-6637/6639