A Operação Luz Azul deflagrada, na quarta-feira (22), por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), desarticulou uma quadrilha que falsificava cartelas de estacionamento. Na ação, mais de 80 mil cédulas falsificadas foram apreendidas.
Resultado de uma investigação realizada pela equipe da especializada, a operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Salvador e Feira. Durante as diligências, foram localizados talões de cartelas, além de notebooks, CPUs, pendrives e celulares. De acordo com informações coletadas ao longo das investigações, o material apreendido causaria um prejuízo de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos.
Alvos da operação, Ademario Brito de Jesus, João de Fátima de Souza, Jurandy Alexandrino Cardoso e Natália Anunciação dos Santos foram presos em flagrante. Autuados por estelionato, falsificação de documento público e associação criminosa, os integrantes da quadrilha foram encaminhados para a audiência de custódia, no Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF).
O esquema
Na rede de falsificação, Ademario, que é proprietário de uma gráfica em Feira de Santana, emitia e fornecia os talões para um distribuidor em Salvador, que ficava responsável por repassar o material aos guardadores.
Ainda segundo a investigação, as cédulas falsas eram distribuídas, em toda capital baiana, principalmente em bairros com pontos turísticos como Rio Vermelho, Barra e Itapuã.
Autoria: CT/ ASCOM