A fita zebrada demarcava a área onde populares e curiosos não podiam ultrapassar, além das sirenes de ambulâncias e dos gritos de socorro que faziam parte do Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas.
Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o treinamento aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º), no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), na Rodovia BR 324, km 20 CIA, Simões Filho.
Separadas por cores – verde, vermelho, amarelo e preto (de acordo com o grau de ferimentos) –, as vítimas foram levadas para um local de triagem e em seguida encaminhadas para unidades de saúde, de ambulância ou helicóptero, a depender do estado de cada uma. A simulação foi de um atropelo com diversas pessoas na calçada.
“Essa atividade faz parte da disciplina de atendimento a múltiplas vítimas e sistema de comandos de acidentes, pela manhã tivemos a parte teórica e no inicio da tarde um simulado de mesa. Tudo para que essa simulação acontecesse da melhor maneira. Aqui os alunos percebem muitas variáveis que podem acontecer no dia-a-dia, com ações diretas ou indiretas”, explica o coordenador da ação, o tenente-coronel BM, Júlio Nascimento.
De acordo com ele, os treinamentos possibilitam que as equipes de resgate tenham sintonia de trabalho integrado também com outros órgãos no momento de atuar. “Nesse estágio não esperamos que eles cometam erros com primeiros socorros, pois são altamente competentes, com conhecimentos teóricos e práticos. O sucesso da atividade depende da quantidade de treinamentos que são realizados, por isso nosso objetivo é a realização de mais treinamentos”, completou.
“O treinamento é muito interessante, pois é uma forma de aprender na prática, além de possibilitar que consigamos corrigir alguns procedimentos. Com ele conseguimos um aproveitamento bem maior do que aprendemos na teoria”, conclui a cabo BM Ana Simões.
Autoria: CT/ ASCOM