O Projeto Técnico Social (PTS), executado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab), em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas, formou mais uma turma nesta quinta-feira (20/12). Ao todo, 30 alunos, moradores do Condomínio Parque das Algarobas, foram diplomados no curso profissionalizante de vigilante.
A formatura aconteceu no Instituto de Ensino em Segurança Privada Rangers, local no qual os alunos receberam todo o ensinamento. A solenidade foi marcada por muita emoção. "Me sinto privilegiada e com a sensação de dever cumprido. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Habitação por proporcionar este curso", contou a moradora do Parque das Algarobas 3.
O curso também realizou sonhos, como foi o caso do morador do Parque das Algarobas 1, Leonardi Henrique. "Eu sempre sonhei em ser vigilante, por conta de o meu pai ter trabalhado durante muito tempo nessa área no Polo. Hoje, graças a este projeto, estou realizando o meu sonho". O empenho de Leonardi no curso já garantiu a ele uma vaga de emprego. "Eu nem esperava. Foi uma grata surpresa quando me falaram desta vaga. Estou mais feliz ainda", disse emocionado.
A coordenadora pedagógica da Rangers, Rosângela Dias, falou da importância do curso para os moradores. "Quando a gente percebe o setor público preocupado com a formação de pessoas, para nós é muito importante, sobretudo por ter nos escolhido para formá-los. Temos a certeza que hoje eles estão preparados para exercer a função de vigilante", falou.
O secretário de Habitação, Júnior Borges, esteve presente durante a cerimônia e comentou sobre o trabalho feito pelo PTS. "Estamos cumprindo mais uma determinação do prefeito Elinaldo, de que a gente pudesse propor mais qualidade de vida e mais qualidade profissional para o nosso povo. E podemos constatar que o trabalho da nossa equipe teve resultando vendo hoje estes 30 alunos recebendo seus certificados", disse.
PTS – O Projeto Técnico Social (PTS) é desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari, através da Sehab, em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver, para as famílias beneficiárias do programa federal Minha Casa Minha Vida, ações e atividades que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.
Entre as diversas fases do PTTS está a Geração de Trabalho e Renda (GTR), que busca realizar uma qualificação profissional para os beneficiários do programa federal. Entre os cursos oferecidos estão: Informática, vigilante, assistente de logística, recepcionista, auxiliar administrativo, manicure, corte e costura, eletricidade, AutoCAD, operador de caixa, entre outros.