Neste domingo (24/2), acontece a 3ª edição do Trilhão Camaçari Bike Adventure (CBA) – evento de cicloturismo que já faz parte do calendário de eventos esportivo do município. A concentração dos atletas está marcada para as 6h30, em frente ao Espaço Karrapyxo, situado na Avenida Industrial Urbana, enquanto que a largada será às 7h. Este ano, a estimativa de participação é de aproximadamente cinco mil pessoas, número superior ao ocorrido nas edições anteriores.
O evento pretende promover a prática do ciclismo como esporte gerador de saúde física e mental, além de divulgar também as belezas naturais de Camaçari, colaborando para a conscientização, valorização e preservação da natureza. O Trilhão ainda fortalece a economia da cidade, com as pessoas que participam, as que acompanham os desportistas e as que assistem ao evento, beneficiando a rede hoteleira e o comércio local.
O Trilhão CBA é dividido em dois percursos distintos para atender os diferentes níveis técnicos dos participantes: um percurso maior, com um grau de dificuldade moderado, e outro percurso menor, para os que estão iniciando no esporte, entusiastas que buscam uma melhor qualidade de vida e muita diversão em meio à natureza exuberante da região de Camaçari. A cada ano, as trilhas são modificadas e construídos novos caminhos e obstáculos para dar um sabor diferente a cada edição.
Os trilhões são encontros que grupos e cidades fazem para receber ciclistas de outros estados e municípios. A previsão é que o evento reúna ciclistas de diversas idades, entre eles crianças, jovens, homens, mulheres e idosos. A equipe organizadora conta com mais de 200 colaboradores para garantir o sucesso do evento.
Durante o percurso, será feita a trilha nas nascentes do Rio Capivara. Com 30 quilômetros de estradão, e trechos com 300 metros de altitude, os participantes terão à disposição equipes de apoio em pontos estratégicos. O ciclista ainda contará com pontos de hidratação, socorristas, ambulâncias, veículos de apoio, segurança e policiamento. Os participantes também terão direito a banho de rio, pontos de alimentação, música, animação, além do tradicional café da manhã e sorteio de brindes.
O Trilhão também possui cunho social, já que para participar, no ato da inscrição, é preciso colaborar com um quilo de alimento não perecível e um pacote de leite em pó, que serão distribuídos a instituições de caridade da cidade. De acordo com os organizadores, na última edição, foram arrecadados mais de mil quilos de alimentos. Vale ressaltar também que os interessados devem comparecer ao ponto de concentração com bicicleta e capacete próprio para a prática de ciclismo.
Autoria: CT/ ASCOM