Em uma apresentação detalhada e com pontos comparativos em relação aos anos anteriores, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), através do secretário Elias Natan, mostrou à população e aos vereadores o balanço das atividades do 3º quadrimestre de 2018. A prestação de contas aconteceu durante Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (25), no plenário da Câmara Municipal.
O gestor da pasta destacou que Camaçari vem melhorando os investimentos e ações realizadas e superou as expectativas, alcançando resultados superiores em comparação aos anos de 2016 e 2017. "Aumentamos o atendimento à população em diferentes especialidades médicas", mencionou. O gestor falou também sobre a entrega das Unidades de Saúde da Família (USFs), que foram reformadas, e sobre o aumento no estoque de remédios, que passou de 20%, em 2016, para 81%, em 2018.
Com espaço aberto para questionamentos das pessoas que acompanhavam a audiência, algumas perguntas foram direcionadas para o secretário. O estudante Marlon Tolentino questionou sobre como funciona a parceria entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as clínicas particulares. O secretário informou que a própria legislação do SUS prevê a parceria com entidades privadas e que isso acontece em Camaçari. "O nosso objetivo é levar uma melhor qualidade de vida à população e contamos com diversas parcerias importantes", respondeu.
Cleonice, moradora de Barra do Pojuca, deu seu relato sobre a dificuldade na realização de cirurgia em Camaçari. Ela contou que muitos idosos precisam pegar filas enormes debaixo do sol e da chuva em Salvador porque não conseguem realizar o procedimento aqui no município. O secretário explicou que o Hospital Geral de Camaçari (HGC) só faz cirurgias de emergência, por isso o município encaminha as pessoas para os hospitais mais qualificados em Salvador.
O vereador Jorge Curvelo (DEM), presidente da Câmara, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da transparência na gestão pública. "Agradecemos ao secretário por estar aqui mostrando à população como está a situação da saúde em nosso município. Mais pessoas estão tendo acesso às consultas e remédios e isso para mim é uma grande alegria, ver que o governo está no caminho certo", pontuou o edil.
Autoria: CT/ ASCOM