Considerando que o aprendizado de música na escola é um diferencial formidável do projeto educativo de Camaçari, e que essa é uma área de conhecimento muito importante para o desenvolvimento integrado dos estudantes, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou nesta quarta-feira (20/3) o edital para credenciamento de fanfarras e bandas marciais interessadas em prestar serviços para o município, para participar das ações culturais e artísticas no Projeto "Mais Música na Escola", que proporciona aos estudantes da Rede Municipal de Ensino a aprendizagem de música, bem como a apreciação de apresentações musicais.
Serão admitidas a participar da presente seleção as fanfarras e bandas marciais, com experiências comprovadas, através de registro em participação de concursos, atestados de participação, certificados, nas áreas artísticas, que apresentarem perfis compatíveis com os objetivos e natureza das ações do programa, e que manifestem interesse em fazê-lo, nos termos do edital.
O Projeto "Mais Música na Escola" será voltado para a política de Educação Integral, como complementação das atividades curriculares de duração variada, destinadas a proporcionar tanto atividades práticas como teóricas que exercitem a experimentação e/ou a reflexão acerca dos conteúdos relacionados com a linguagem artística musical, bem como compondo a programação da Seduc. O recurso aplicado será em torno R$ 1,5 milhão ao longo do ano.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, está feliz com o início desse processo que, de acordo com ela, é uma ação prioritária da gestão do prefeito Elinaldo Araújo, por entender que uma educação mais e melhor se faz ampliando o currículo escolar por conteúdos e aprendizagens que façam os olhos dos alunos brilharem.
"Estudos revelam que é notória a importância de se trabalhar musicalização na educação, pois ela contribui muito para o desenvolvimento tanto corporal, mental, linguístico, entre outros. A música é, portanto, um facilitador no processo de ensino aprendizagem, oferecendo um lado lúdico que deve fazer parte do processo de formação da criança e ser valorizado, pois é de grande importância para ampliação e reflexão do meio em que vive", destacou a secretária.
Ainda segundo a titular da pasta, é importante destacar a importância da música para o desenvolvimento integral e integrado dos estudantes. "Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala de aula, até a experimentação musical a partir das apresentações de fanfarras musicais, desde que garantidos as condições de interatividade. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos estudantes no ambiente escolar", concluiu.
De acordo com a secretária Neurilene, o público-alvo das ações culturais e artísticas no projeto é prioritariamente os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, que corresponde à faixa etária de 10 a 15 anos, pois é nesse grupo que há os maiores índices de reprovação e evasão. É também onde os apelos e riscos sociais ocorrem com maior frequência e, ainda, os resultados acadêmicos são menores.
Interessados deverão apresentar a documentação na recepção da Coordenação de Materiais e Patrimônio da Seduc, situado no Centro Administrativo da Prefeitura. No caso de remessa por serviço postal, excepcionalmente, o documento de representação legal, quando for o caso, deverá estar dentro do envelope. Não poderão participar servidores pertencentes aos quadros de funcionários da Prefeitura.
A vigência do credenciamento será de 30 dias, contados a partir data de publicação. Ou seja, até do dia 19 de abril. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, contados a partir da data de assinatura do instrumento contratual, podendo ser prorrogado conforme legislação em vigor.
Demais informações acerca do credenciamento, podem ser obtidas no Edital de Fanfarras e Bandas Marciais, disponíveis na aba Editais do portal da Prefeitura ou neste link.
Autoria: CT/ ASCOM