A prestação de contas do 3º quadrimestre do ano de 2018 da Secretaria da Educação (Seduc) foi realizada na manhã desta quinta-feira (21/3), no plenário da Câmara de Vereadores. A iniciativa atende a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
A apresentação foi conduzida pela gestora da pasta, Neurilene Martins, que iniciou agradecendo aos vereadores presentes pelo diálogo permanente, que tantas vezes pauta a gestão no propósito de aperfeiçoar o sistema educacional do município, objetivo contínuo do governo.
A secretária começou refletindo sobre o Programa Mais e Melhor Educação, que traz em seu escopo diversos projetos que fomentam a qualificação do processo ensino aprendizagem. Neurilene lembrou que durante o 3º quadrimestre a Seduc concentrou esforços em várias frentes de trabalho, dentre elas a implementação de seis creches, todas em fase de construção e que até janeiro de 2020 serão entregues à população e vão atender 1.128 crianças em tempo integral.
Foi destacado ainda a formação de 1.694 professores e a conclusão da sistematização do Referencial Curricular Municipal dos anos iniciais, documento feito a partir da Base Nacional Comum Curricular que será distribuído durante a jornada pedagógica, realizada nos dia 11 e 12 de abril, e servirá como ferramenta de consulta e estudo para o corpo docente do município.
O projeto Matemática Mais e Melhor também foi citado. A ação é fruto da parceria com a editora Moderna e resulta na formação dos professores do 4º e 8º anos, bem como na aquisição de livros didáticos para os estudantes com o propósito de elevar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Neurilene explicou também que, focados em criar medidas que auxiliem a identificação das dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem e permita a adoção de medidas que melhorem o desempenho dos alunos, a Seduc adotou o sistema Aprova Brasil, simulado realizado pelo município dotado de plataforma online que emite informações detalhadas, a exemplo do desempenho por escola, por sala, por aluno e identifica as questões com maior índice de erro e acerto, enquanto que o exame do MEC dispõe apenas da média.
A gestora da Seduc lembra que, de posse dos relatórios emitidos pela plataforma, que é alimentada pelos próprios educadores, é possível definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município e direcionar seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
A parceria com o grupo Votorantim Cimentos e a Oxiteno para o fomento da leitura em espaços dentro e fora da sala de aula, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), bem como a II Jornada Universitária e a formação de 20 jovens membros do Comitê de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, também foram citados como ações desenvolvidas durante o 3º quadrimestre.
Diante da situação de que é necessário fortalecer a escola como espaço de aprendizagem, a Seduc iniciou parceria com o projeto Google for Education, que irá atender progressivamente todas as unidades da rede.
"Para esse primeiro semestre de 2019 selecionamos inicialmente 15 escolas e a partir da experiência com os professores dessas unidades no segundo semestre será ampliado. Esse projeto dará prontidão digital, vamos seguir com salas multimídia, formação continuada dos professores, tecnologia educacional e chromebooks (laptops com o sistema operacional Chrome OS)", explicou Neurilene Martins.
Durante o ato, além da apresentação da receita orçamentária e a sua aplicação, conduzida pelo diretor de Planejamento, gestão e finanças, Francisco Lima Junior, foi feita uma homenagem a educadores contemplados com o selo de Práticas Exitosas, que evidencia educadores que desenvolveram projetos que estimulam os alunos no processo de aprendizagem.
Entre os homenageados e contemplados com um notebook estava a professora Ana Paula, da Escola Eliza Dias de Azevedo, em Abrantes, que através do gênero receitas trabalhou questões matemática e da língua portuguesa, bem como a coordenadora Adriana Souza, da Escola Senhor dos Passos, que de forma lúdica, através do jogo Navegando na Matemática com a Batalha Naval, envolveu e motivou alunos da escola.
Representantes da Escola Zumbi dos Palmares e da Escola Thomaz Camilo, situadas nas comunidades do Parque Real Serra Verde e de Areias, respectivamente, também foram homenageados. A primeira, destaque nos índices do Ideb do município, e o segundo pela execução do projeto desenvolvido pelo professor de matemática Edimilson Santos, que com a construção de figuras geométricas a partir de gêneros alimentícios e palitos, auxiliou os alunos a entenderem sobre geometria espacial.
Durante a audiência pública, estavam presentes representantes de conselhos municipais, educadores, membros da comunidade e da sociedade civil organizada, além de vereadores.
Foto: Thiago Canuto
Autoria: CT/ ASCOM