O prefeito Elinaldo Araújo participou, nesta sexta-feira (26/4), de uma reunião na cidade de Fortaleza (Ceará). O objetivo do encontro foi para alinhar sobre as condições de permanência de Camaçari no Programa Educar pra Valer (EpV) – que tem como propósito o assessoramento técnico gratuito de apoio na implementação de boas práticas de gestão, com a finalidade de melhorar o rendimento e desempenho dos alunos.
O encontro, que teve ainda a participação da secretária da Edudação, Neurilene Martins, serviu para analisar e definir as prioridades do que precisa ser feito, além do que será construído pela equipe Seduc para o ano de 2019.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, esta é mais uma parceria de sucesso para Camaçari. "A nossa perspectiva é que as ações do programa, somadas às já desenvolvidas no município, favoreçam para que as crianças aprendam na idade certa, a ler e escrever, além de dar conta de todas as aprendizagens previstas", ressaltou o prefeito.
Camaçari foi escolhida para participar do programa após passar por uma seleção. A formalização da parceria entre a Prefeitura, por intermédio da Seduc, com a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, aconteceu no mês de fevereiro.
PROGRAMA
É um programa da Associação Bem Comum, uma organização sem fins lucrativos. A missão do EpV é prestar cooperação técnica aos municípios brasileiros com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e resultados referenciados na experiência do Município de Sobral e no Programa PAIC do Estado do Ceará.
O programa se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.
O ponto de partida da ação é a experiência do município de Sobral, no Ceará, que tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBs) do Brasil e tem um histórico de trabalho com a alfabetização, uma escolha de fortalecer e qualificar o processo educativo, para que essas crianças possam aprender na idade certa. É um programa que compartilha essa vivência, na perspectiva de estratégias, e ajuda cada município a pensar em sua realidade e a desenvolver também um trabalho com o mesmo fim.
Autoria: CT/ ASCOM