Já foi iniciado o processo que vai requalificar o Horto Florestal de Camaçari. O projeto já está pronto e prevê ainda a ampliação das atividades, com a inserção de ações nas áreas de cultura, lazer e de educação ambiental. As intervenções devem começar no segundo semestre deste ano, no espaço que tem cerca de 42 mil metros quadrados.
Serão construídos novos espaços, como sanitários para o público, quiosques, nova ala de viveiro e galpões da família e infantil, além da parte administrativa, que será reformada, e os caminhos de passeio, que serão remodelados. Pensando na segurança, a área vai receber nova iluminação, instalação de uma guarita na entrada principal e novo gradil na área lateral.
O espaço ainda contará com uma nova entrada pela Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva. O viveiro receberá mudas de árvores de programas e de contrapartida de empreendimentos e também vai criar mudas que irão ser usadas para reflorestar áreas degradadas e para plantio em áreas públicas na cidade.
"A gente quer fazer com que Camaçari tenha um microclima mais agradável, através das árvores e do sombreamento que elas proporcionam. Por isso é importante que a gente tenha na cidade um índice de arborização grande. Isso traz qualidade de vida para quem mora na cidade e qualidade do ar que se respira", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Genival Seixas.
O titular da pasta ainda destacou que a ideia é fazer com que a população vá curtir e aprender no espaço. "A gestão municipal tem uma nova visão sobre a área e vai ampliar as atividades que existiam, com a criação de ações que, por exemplo, possibilitem à comunidade o aprendizado sobre as plantas, os rios, as matas e os ecossistemas, incentivando o cuidado com a natureza através da consciência ambiental".
Autoria: CT/ASCOM