O que você procura?

Publicado em 02/05/2019 11h38

Dia Nacional da Mulher é comemorado em Camaçari

FESTA

A Prefeitura de Camaçari, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Relações Institucionais (Serin), de Ação Social (Sedes), juntamente com a Câmara da Mulher Empresária de Camaçari (CMEC), e ativistas femininas de entidades civis e governamentais, realizou o evento "Orgulho de quem eu sou – Orgulho de ser mulher", no Teatro Alberto Martins, no dia 30 de abril, marcando a passagem do Dia Nacional da Mulher no município.

A atividade surgiu após a criação de um grupo exclusivo para a defesa de direitos e igualdade feminina, chamado "Ser + Mulheres em Ação". "Desenvolvemos esse evento para proporcionar um momento maior de interação entre as mulheres que fazem a diferença na arte, educação, comércio e política de Camaçari, e culminamos o ato justamente no Dia Nacional da Mulher, que passa a ser desejado e requerido que nessa data também se comemore o Dia da Mulher de Camaçari", declarou a idealizadora do evento, Sineide Lopes, que está à frente da coordenação de Economia Solidária (Ecosol) do município.

Já na chegada, o público conferiu a exposição de peças do "Grupo de Artesãs Mãos que Criam" e a irreverência e elegância das mulheres da Organização Convivendo com a Diversidade pela Vida (OCDV), que realçaram a beleza única da cultura baiana, através de vestes coloridas e turbantes elaborados, além de um espaço dedicado à estética e maquiagem. Neste compasso de arte e cor, a programação seguiu com apresentações de música e dança de salão, em especial, um solo de dança moderna da Associação de Surdos de Camaçari (Ascam), e sorteio de brindes.

Mas foi a "Roda de Conversa" o ponto alto do evento, que abordou os desafios da mulher no século 21 e contou com a participação da vereadora Cristiane Bacelar; da master coaching Aline Sena; da coordenadora do Refavela, Janete Santos; da ativista indígena, Mônica Marapara; da primeira secretária da OCDV, Lolita Garmeron; da Conselheira de Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia, Thamilles Ribeiro; e da presidente do CMEC, Manuelina Ferreira. "Esse foi um momento de reflexão exteriorizado em diversas nuances, que só reacendem a necessidade de aprofundar o cenário que a mulher plural enfrenta nos dias de hoje", opinou Manuelina.

Quem conferiu, gostou do que viu, a exemplo da empresária Graziela Fraga. "Acho muito válido esse movimento, onde as mulheres têm o proposito de se fortalecer enquanto grupo e levantar a autoestima, com uma programação tão recheada e divertida", afirmou a empresária que, dentre os brindes recebidos, foi homenageada juntamente com as demais ouvintes, com um certificado pelo Dia Nacional da Mulher e uma pulseira de flor artesanal.

O evento foi organizado durante um mês e meio, com reuniões semanais na sala da Ecosol, localizada na Casa do Trabalho. "Delineamos o roteiro cuidadosamente para que pudéssemos reunir e homenagear mulheres que levantam a bandeira em favor da igualdade de oportunidades, do empreendedorismo e, acima de tudo, do respeito. Estamos agregando valor e força com a realização desse evento que só tem a frutificar para a mulher camaçariense", ressaltou Janete Ferreira, subsecretária da Serin.

A violência contra a mulher foi outro assunto exposto no evento e respaldado pela vereadora Cristiane Bacelar, que apresentou um abaixo-assinado em favor da Ronda Maria da Penha, que visa coibir e atuar com mais brevidade nos flagrantes de agressão e feminicídio na cidade, bem como também foi aceita a sugestão da comissão organizadora de que seja validado o dia 30 de abril como Dia Municipal da Mulher. "Essas duas indicações são de extrema relevância, uma para prevenir contra essa onda crescente de violência, e a outra, pela necessidade de promover um dia voltado especialmente para mulher, o que também possibilita o aquecimento do comércio local", enfatizou a vereadora. 

 

 

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites