No período de 6 a 10 de maio, estão abertas as inscrições para a oficina de Língua Portuguesa, com foco em compreensão, interpretação e produção de texto obedecendo à nova ortografia. A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc), por meio dos projetos "Vamos Ler Camaçari" e "Os desafios e os prazeres do (re)ler e (re)escrever", respectivamente.
No total, serão disponibilizadas 150 vagas, sendo divididas em seis turmas, três às segundas-feiras, que ocorrerão no Centro Educacional Maria Quitéria, e três às terças-feiras, no Teatro Alberto Martins. Pela manhã, a aula será das 9h às 11h; à tarde das 15h às 17h; e pela noite das 18h às 20h. A oficina é destinada a pessoas com idade a partir dos 13 anos e tem duração de três meses. As aulas começam no dia 13 de maio. A ação visa possibilitar a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os educandos sejam motivados a ler e escrever espontaneamente.
Os interessados devem se dirigir, de segunda a sexta-feira, ao Núcleo de Orientação Cultural da Cidade do Saber, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, munidos de RG, CPF, comprovante de residência do município, além de atestado de escolaridade. Menor de 18 anos deve ir acompanhado dos pais ou responsável, que também deve apresentar os documentos pessoais.
De acordo com o coordenador de Educação da Cidade do Saber, Reinaldo Santos, a intenção da oficina é fazer com que os educandos encontrem prazer em ler e escrever. Ele explica ainda que durante a oficina os alunos serão estimulados a investigar, entender e discutir assuntos atuais, analisando-os escrevendo e reescrevendo, fazendo uso da língua culta. "A ideia é desmistificar que escrever é complicado e ler é chato", concluiu.
A aula será ministrada pela professora Carla Michele Amorim, formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana.
Autoria: CT/ASCOM