O que você procura?

Publicado em 04/11/2019 19h44

Oficinas de Participação Social para elaboração do novo PDDU têm início esse mês

PREPARAÇÃO

Os trabalhos para a elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU) entram em uma nova fase, a de construção do cenário do diagnóstico e prognóstico (Camaçari é/ Camaçari será) a partir da visão da comunidade através das oficinas de participação social, que são encontros entre a população e a prefeitura, sendo uma das iniciativas mais democráticas e importantes para a construção do novo PDDU.

A primeira oficina acontecerá dia 12 de novembro (terça-feira), na Escola Municipal Cosme de Farias, situada no Bairro PHOC I (Nova Aliança) e contemplará a população residente nos PHOCs II e III, na Glaba H, Santa Maria, Lama Preta, Jardim Brasília, Camaçari de Dentro, Burissatuba e Recanto das Árvores, com previsão de início às 17h30 e de término às 20h30. O calendário completo, com os locais e horários dos próximos encontros deste primeiro ciclo estará disponível no Portal do PDDU (pddu.camacari.com.br) ou neste link.

No âmbito do plano de trabalho, as oficinas compõem tanto as etapas de diagnóstico e prognóstico (Camaçari é/ Camaçari será), como também, a etapa em que serão coletadas as propostas de modo a possibilitar a construção da visão de futuro (proposições), que conduzirá o município a um novo patamar de desenvolvimento socioeconômico e urbano, ou seja, do ambiente desejado (Camaçari que queremos).

As oficinas ocorrerão em dois momentos e terão metodologias distintas aplicadas para a coleta de contribuições da sociedade participante desses eventos de construção do novo PDDU. Neste primeiro ciclo acontecerão oito oficinas, sendo cinco na sede e três na costa. Os eventos públicos ocorrerão em dias úteis e aos sábados, com previsão de início às 17h30 e término às 20h30 e das 8h30 e término às 11h30, respectivamente. 

Detalhes sobre o início do 1º ciclo das oficinas de participação social, como preparativos para realização, datas, locais, metodologia, apoio e logística e resultados esperados, foram tratados durante a 5ª reunião da Comissão Executiva para a Elaboração da Revisão do PDDU, realizada no último dia 31/10 (quinta-feira). Na oportunidade, ainda foi realizado um balanço das audiências públicas de lançamento dos trabalhos que ocorreram no mês de agosto.

A condução da reunião foi realizada pela presidente da comissão executiva, a assessora especial da Secretaria do Governo (Segov), a urbanista Juliana Paes. De acordo com ela, na leitura dos membros da comissão as audiências foram positivas, o grupo avaliou ainda que todas as expectativas foram alcançadas. "Foram aproximadamente 500 pessoas participantes nas duas primeiras audiências públicas, sendo a maioria o cidadão comum, ou seja, que não se sente representado por qualquer entidade e que quer conhecer e contribuir", destacou.

Ainda segundo Juliana Paes, a partir de agora, será dada sequência à construção do diagnóstico e prognóstico. "A população é informada sobre os conceitos e as etapas do processo de planejamento municipal e a Prefeitura ouve a população sobre as leituras a respeito de seu bairro e da cidade como questões relacionadas à infraestrutura, condições de moradia, oferta de serviços públicos, problemas urbanos, entre outros. A visão da população é imprescindível para a definição das estratégias de desenvolvimento urbano a serem contempladas no novo PDDU", ressaltou.

A presidente da comissão também lembrou que a intenção é chamar o cidadão comum para o debate, convocar a população a participar da elaboração do PDDU. "Porque só podemos construir uma cidade melhor para todos vivermos no futuro se debatermos sobre o tema hoje, se refletirmos juntos como ela é atualmente e como queremos projetá-la para os próximos anos", concluiu.

A Prefeitura de Camaçari é a protagonista na condução do processo de elaboração da revisão do PDDU. A iniciativa é nada menos que a revisão da maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica do Município de Camaçari e trata de estabelecer quais são as estratégias, diretrizes, objetivos, projetos e ações para o desenvolvimento do município para os próximos anos. A expectativa é de que o Projeto de Lei do novo PDDU seja enviado à Câmara de Vereadores, para apreciação e aprovação, em julho de 2020.

 

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites