O que você procura?

Publicado em 20/03/2020 20h20

Prefeitura de Camaçari determina fechamento do comércio, mas mantém estabelecimentos que vendem alimentos e remédios abertos

CORONAVÍRUS

O prefeito Elinaldo Araújo assinou decreto nesta sexta, (20) que será publicado amanhã, 21, sábado, restringindo a circulação de pessoas em Camaçari, determinando o fechamento do comércio local, incluindo shoppings centers a partir de segunda-feira, dia 23 de março. Somente estão autorizados a funcionar os mercados, estabelecimento de gêneros alimentícios e farmácias, para não prejudicar o abastecimento da população. Ele tomou a decisão após a confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus (COVID-19) em Camaçari, nesta sexta.

Elinaldo convocou uma reunião com equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) e definiu estender para o município o Estado de Emergência, decretado pelo governo no estado da Bahia em todo o território. O gestor se reúne neste sábado com as entidades representativas do comércio, Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari e Região (SICOMERCIO) para adotar medidas para reduzir os prejuízos do comércio local.

“O decreto será publicado amanhã (21), como forma de prevenir mais a população e não deixar a doença se propagar. Peço a contribuição das pessoas, que sigam as orientações das autoridades e as novas restrições do decreto. Assim que a situação for normalizando, novas orientações serão dadas, para atuar da melhor forma possível”, destacou o prefeito Elinaldo.

É importante ressaltar a importância das pessoas manterem as medidas preventivas lavando sempre as mãos, adotando a etiqueta da tosse, evitando aglomerações e mantendo ao máximo o isolamento domiciliar. “Neste momento, o pânico não resolve nada. O importante é mantermos a calma, seguir as medidas preventivas e cuidarmos, principalmente, dos nossos idosos que são o maior público de risco, assim como das pessoas com morbidades”, afirmou o secretário de Saúde Elias Natan.
O boletim Epidemiológico publicado nesta sexta indica 30 casos suspeitos do Covid-19 em Camaçari. Destes, 19 já foram descartados, 10 estão em análise e um já foi confirmado. O paciente testado positivo é uma mulher, de 22 anos, que teve contato com pessoas que estiveram na Itália nas últimas duas semanas. A paciente continuará em isolamento domiciliar e a Sesau continuará adotando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Camaçari já tomou várias medidas, inclusive antecipadamente a outras autoridades. Confira:

- Trabalho remoto: para os grupos idosos, exceto atividades de indispensável continuidade e/ou servidores da área de saúde, e demais dos grupos de risco;
- Estratégia emergencial para garantir o transporte dos servidores;
- Compra emergencial de máscaras e álcool gel;
- Suspensão de eventos com mais de 50 pessoas;
- Suspensão de aulas 15 dias, faculdades e cursos, transporte universitário e antecipação de férias nas escolas municipais;
- Recomendação de isolamento voluntário para viajantes assintomáticos;
- Intensificação de higienização das instalações em órgãos públicos e privados;
- Distância mínima de 2 metros entre mesas de bares e restaurantes;
- Notificação compulsória – laboratórios;
- Suspensão de viagens internacionais pelos servidores da administração pública;
- Limite de atendimento de 200 pessoas dias nos órgãos da administração pública;
- Interrupção imediata e por tempo indeterminado das atividades presenciais dos órgãos públicos municipais.

Autoria: CT/ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites