Concebida durante a gestão do prefeito Elinaldo Araújo e já consolidada no calendário de eventos educacionais do município, a Jornada Universitária, que desde o ano passado vem acompanhada de uma Feira de Ciência e Tecnologia, não acontecerá em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Por medida de segurança e prevenção, o governo municipal optou por suspender o evento, cujas primeiras edições vinham sendo realizadas sempre no mês de novembro.
Planejada para oportunizar aos jovens camaçarienses conhecimentos sobre as opções de bacharelado, licenciatura, especialização e cursos técnico e tecnológico, a Jornada Universitária reúne todos os anos diversas instituições de ensino cujo público-alvo são, especialmente, os concluintes do ensino médio. No decorrer de três edições, vem agregando novidades na programação, além de um número crescente de graduações e cursos, demonstrando que a diversidade de alternativas de prestígio está aumentando na cidade.
Tudo isso condiz com o objetivo abraçado pela gestão municipal, de transformar a cidade em um polo universitário. A atração de novas universidades alcançou uma nova dinâmica desde o primeiro ano de governo do prefeito Elinaldo. Nos últimos quatro anos, Camaçari testemunhou a chegada de unidades presenciais da Ufba, da Unirb, da Pitágoras e da FTC. Antes disso, só havia as unidades presenciais da Uneb e da Famec, sendo que esta última protagonizou um importante reconhecimento no ano passado, por oferecer o segundo melhor curso de pedagogia do Brasil conforme indicadores do Ministério da Educação.
Contando com os polos de ensino à distância, a quantidade de instituições de ensino superior subiu de 6 para um total de 19, desde 2017. Estes dados evidenciam o compromisso do Poder Executivo com a educação e capacitação dos jovens do município, fortalecendo a premissa contida no slogan "Camaçari quer que você estude aqui".