Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaçari (Apae), completa 31 anos neste domingo, 18 de outubro. Fundada por Hebe Maria Pinto (em memória), em 1989, a instituição foi a primeira a oferecer educação, informações e acolhimento para pessoas com deficiência e seus familiares no município. Ao longo dos anos, recebeu apoio e parceria de vários projetos, empresas e da sociedade civil. Através da colaboração de educadores, famílias de pessoas com deficiência e entusiastas da promoção dos direitos das pessoas com deficiência, resiste sendo referência em Camaçari.
A Associação Apae Camaçari é presidida por Licia Matos e tem Adalgisa Leitão como diretora da unidade de ensino. Nos últimos sete anos, a atuação da instituição recebeu apoio na Câmara de Vereadores através do mandato do vereador Gilvan Souza. Pai de um jovem com Síndrome de Down e Autismo, o vereador fomentou políticas públicas voltadas para ampliação da atuação da instituição, a exemplo da doação municipal de um terreno para construção da sede própria da Apae e reforma da atual estrutura da instituição, entregue pelo prefeito Elinaldo Araújo em 2019.
Figura presente nos eventos e ações da Apae, o vereador é uma espécie de conselheiro da Associação. Para isso, Gilvan conta com anos de experiência na presidência da Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down). “Promoção de direitos, acolhimento de pessoas com deficiência e das famílias é um importante fator para promover o respeito as diferenças e autonomia. Nesses 31 anos, a Apae foi um farol guiando a luta pela inclusão em Camaçari. Aos pioneiros da causa no município, devemos reconhecimento e gratidão”, afirma o vereador.
A Apae Camaçari atende diretamente 225 alunos com deficiência mental, auditiva, física e síndromes múltiplas, com atendimento psicoterápico para os alunos da instituição e encaminhado da rede regular, suporte às famílias, escolas da rede, oficina pedagógica, prevenção ( seminários e palestras), atividades de educação física e esporte, inclusão no mercado de trabalho e na rede regular, além de atividades lúdicas e de lazer.
Autoria: CT/ ASCOM GILVAN SOUZA