O processo foi conduzido por uma equipe de fiscalização da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização do Uso do Solo (Suofis), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). Em companhia da Polícia Militar, agentes do órgão atuaram na região do centro. Cada estabelecimento tem seu horário de funcionamento e sua característica, e os fiscais além desta situação, observaram o atendimento às medidas de segurança, como o uso do álcool a70%, o distanciamento as filas, a questão do tempo de duração que os clientes ficam no estabelecimento, dentre outras diretrizes.
O Plano foi publicado no Diário Oficial n.º 1.637, e veiculado em edição extra no dia 4 de abril de 2021. A ação se dá no dia que marca a retomada dessas atividades depois de suspensas por mais de um mês, como medida para redução dos casos da Covid no município.
Reconhecendo o valor do esforço que foi feito por todos os moradores de Camaçari, que tiveram que se manter em casa após o aumento das restrições, Leidiane Santos, cliente de uma loja de confecções, vê com muita alegria a retomada das atividades. "Eu gostei porque diminuiu bastante os casos. Fechar por algum tempo foi muito necessário. É um momento difícil pelo qual todos nós estamos passando. Hoje eu só vim negociar um pagamento que não consegui fazer durante o período em que a loja estava fechada, mas já estou voltando pra casa. Não vou demorar nada", relatou a moradora do bairro do Natal (Bomba).
O Superintendente da Suofis, Coronel Pedro Cézar Archanjo, explicou que a ação de fiscalização visa manter ativa a atenção de todos para a necessidade de manutenção dos cuidados com proteção individual e higienização de ambientes, cumprindo o distanciamento social. "A orientação de nossa equipe é respaldada no decreto, só que a gente não pode também deixar de monitorar e ordenar para que não haja a descaracterização do protocolo", observou.
Emerson Araújo, gerente de uma loja de confecção na Avenida Getúlio Vargas, nota que o plano de reabertura já tem levado um fluxo de pessoas de volta ao comércio. A fim de garantir condições adequadas, ele sinalizou o investimento tanto na segurança do seu cliente quanto dos colaboradores. "Estamos investindo bastante em álcool 70%, na mobilidade segura de nossos funcionários, em máscaras, por exemplo. Se um cliente chega aqui sem máscara, a gente dá a ele sem nenhum custo adicional. Tudo isso é um investimento. O mesmo na orientação dos nossos funcionários, A gente orienta, passa o que está sendo determinado a fim de cumprir com o exigido", relatou.
O gerente pontuou ainda, que em função dos pagamentos a receber viu a necessidade de migrar as vendas para o modelo on-line, utilizando o recurso de perfis virtuais. "Estar em redes sociais como o Instagram, por exemplo, foi melhor, porque isso evitou que a gente ficasse totalmente fechado", relatou Emerson, ao pontuar sobre a distribuição dos horários proposta pelo Plano Estratégico. "Penso que o escalonamento foi assertivo em função do transporte, para diminuir aglomerações nos ônibus", declarou ao afirmar que torce pela ampliação desses horários em breve.
O Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas de Camaçari pode ser acessado aqui.
ENDEREÇO PARA O LINK:
http://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/diario-1637-extra-certificado.pdf
Autoria: CT/ASCOM