A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari faz um chamamento público para que todas as pessoas que têm exames, consultas ou procedimento na fila de espera da Central de Regulação Municipal, no período de 1º de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2021, compareçam à sua unidade de saúde de referência com urgência para confirmar do agendamento da consulta de validação.
A confirmação também pode ser feita ligando para o call center 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ligando para sua unidade de saúde de referência; ou acessando o aplicativo Ses@u + Perto de Você, disponível para Android.
A diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito, explicou que, "esse é o primeiro passo do Sesau Fila Zero, no qual iremos zerar os mais de 90 mil procedimentos que estão na fila de espera do nosso sistema de saúde. Estamos ligando para os contatos dos cadastros, os agentes de saúde estão indo de casa em casa, as equipes das unidades de saúde também estão na busca ativa dessas pessoas. Entretanto, muitos contatos telefônicos estão caindo na caixa ou a pessoa não atende. Daí a necessidade de todas as pessoas dessa fila de espera entrarem em contato conosco através das alternativas citadas".
O agendamento realizado agora é para consulta de validação dos procedimentos, exames e consultas. "Estamos seguindo a ordem de inserção do usuário na lista de espera. Então, a partir do dia 3 de novembro começam as consultas de validação das marcações. Daí a importância dos usuários confirmarem sua presença nessa consulta que ocorrerá na própria unidade de saúde de referência", ressaltou Elba Brito.
Secretário da Saúde, Elias Natan afirmou que, "lançamos o Sesau Fila Zero na semana retrasada e já estamos a todo vapor na condução do mesmo. Agora é a fase das consultas de validação. Em seguida teremos a fase dos agendamentos dos procedimentos. E a terceira fase começa em 10 de janeiro com o início da realização das consultas, exames e procedimentos. Essa ação durará em média seis meses a partir de 10 de janeiro. Mas, o prefeito Elinaldo já garantiu recursos para que, se houver necessidade, ela dure mais tempo ainda, até atender a todos os usuários que estão na fila de espera nesse período".