Nesta sexta-feira (1º/7), segundo dia do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, ocorre a continuidade da formulação coletiva de estratégias aplicáveis aos sistemas educacionais dos municípios brasileiros que fazem parte do programa. O prefeito Elinaldo Araújo, a primeira-dama Ivana Paula e a secretária da Educação, Neurilene Martins, acompanhados da equipe técnica da Diretoria Pedagógica, seguem com a agenda no município de Sobral (CE), sede do evento, onde participam de diversas atividades que oportunizam contato e interação com as políticas educacionais implementadas na cidade.
O seminário é uma realização do Programa Educar para Valer e da Associação Bem Comum (ABC), que tem como parceiros a Fundação Lemann, Instituto Natura e B3 Social. O fato do encontro acontecer em Sobral é bastante significativo, levando em conta que a experiência exitosa do município, que tornou-se referência para outras cidades, ao conseguir elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) após a efetivação de abordagens inovadoras para alfabetização, concebidas com o intuito de garantir que as crianças aprendam na idade certa.
O prefeito Elinaldo Araújo fez uma avaliação positiva da programação do segundo dia, destacando a relevância dos relatos sobre o processo de qualificação do ensino no município anfitrião. “Estamos aqui motivados pelo desejo de ver nossas crianças e adolescentes aprendendo cada vez melhor. Por meio dessa parceria técnica, já estamos implementando ações transformadoras, que agregam na oferta do ensino público. Nossa participação nesse seminário vai possibilitar novos passos na direção da escola que queremos”, avaliou o chefe do Executivo.
A secretária Neurilene Martins destacou a importância dessa mobilização para promover melhorias na educação pública. “Como um dos 48 municípios que fazem parte desse movimento, estamos aqui para usufruir e também contribuir nos debates e reflexões acerca dos caminhos para o avanço da educação nas nossas cidades”, declarou, fazendo referência às temáticas abordadas no segundo dia do seminário, que incluíram “Os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral” e “Implementação de Políticas Educacionais e Equidade”.
Autoria: CT/ASCOM