A empresa ganhadora da proposta, que fará toda a elaboração do material, é a Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. A execução do contrato tem o prazo de nove meses, com início a partir da assinatura da ordem de serviço. Essa é uma das ações previstas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, em parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF). O recurso destinado a esse investimento é equivalente a cerca de R$ 800 mil.
O prefeito Elinaldo Araújo tem se empenhado diariamente em solucionar as problemáticas relacionadas ao sistema. Para ele, a contratação da empresa representa um avanço significativo para nortear uma nova formatação do transporte público de Camaçari. "Estou muito confiante no trabalho que estamos desempenhando. Minha equipe técnica está debruçada nessa pauta, que tem sido uma das prioridades da gestão. Não vou descansar enquanto não tivermos um sistema que consiga atender os interesses da população. Com fé em Deus iremos superar esse obstáculo. O nosso foco agora é o estudo da modelagem", compartilhou o gestor.
A reestruturação e modernização serão feitas a partir do desenvolvimento de modelagem operacional, financeira, econômica e tarifária para oportunizar mais qualidade de vida para os camaçarienses e visitantes. Dentro do estudo será considerado o quantitativo de passageiros, a origem e destino do mesmo, dos modais que mais se enquadram a necessidade do cidadão, dentre outros parâmetros para atender a rotina de trafegabilidade do dia-a-dia dos munícipes. A licitação deverá contemplar o resultado do estudo da modelagem.
No decorrer das avaliações, também será realizada uma observação sobre a viabilidade de implantar terminais de integração para facilitar ainda mais a vida e o bem-estar da população. Esse é o primeiro estudo pós-pandemia que resultou na modificação do perfil e cenário da mobilidade da cidade.
Autoria: CT/ASCOM