Com o tema "Chame gente. A Hemoba precisa de todos", a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue no período do Carnaval, visando manter o estoque abastecido em todas as suas unidades. No município, a base que fica no Hospital Geral de Camaçari, está com estoque crítico para todos os tipos sanguíneos.
Para doar, os voluntários podem realizar agendamento prévio
aqui, ou se dirigir ao local, onde será atendido por ordem de chegada. De acordo com a assistente social do setor de Captação de Doadores do Hemoba, Ariane Santos, no mês de fevereiro houve uma mudança, de caráter temporário, no funcionamento da unidade, que passou a operar às terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e às sextas-feiras, das 8h às 12h. Em março, o atendimento volta ao normal, sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Os doadores precisam cumprir alguns requisitos básicos para realizar a doação de sangue, como ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; apresentar um documento original com foto; estar com o peso acima de 50 kg; bem de saúde; descansado e alimentado; ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação; não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
Para outras informações, os telefones para contato com o Hemoba de Camaçari são (71) 3644-4252, ou (71) 9 9207-6762.