Os trabalhos legislativos de 2023 da Câmara Municipal de Camaçari foram abertos, na manhã desta terça-feira (28/02), com a Sessão Solene marcada pela leitura da Mensagem do Executivo. A atividade contou com a presença dos 21 vereadores, do prefeito Elinaldo Araújo, e de autoridades políticas, policiais, secretários municipais e ex-vereadores da cidade, dentre outras personalidades de destaque no município.
Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), ressaltou que pretende fazer uma gestão democrática, inclusiva e com a participação de todos os parlamentares. "Quero dividir a responsabilidade dessa missão que é presidir essa Casa com cada um dos meus colegas. A presidência, todas as nossas equipes, as diretorias, todos os setores desta Casa estarão à disposição do mandato de cada vereador, dando o suporte que precisam, porque sei da luta de cada um nas ruas, da dificuldade que é ser vereador aqui e em qualquer cidade do Brasil. O vereador é o político que está mais próximo do povo, que ouve sua dor, que está no dia a dia dentro das comunidades e, por isso, honro a essa confiança de gerenciar essa Casa", afirmou.
Na oportunidade, o presidente ainda assumiu o compromisso público de "servir ao povo", abrindo as portas da Casa Legislativa para a população. "Para mim, a política é isso, é cuidar das pessoas, e aqui é a Casa do Povo. Me comprometo, junto com toda minha equipe, essa família que constituímos, junto com a equipe dos vereadores, em receber bem cada cidadão que nos procura, porque quem vem aqui vem com algum problema, seja do seu bairro, seja pessoal, seja da sua família. Se nós tivermos um olhar acolhedor, transparente, com verdade e, principalmente, sentindo a dor do próximo com empatia, certamente a Câmara será o que sempre foi com os presidentes que aqui passaram. Quero deixar essa contribuição também de humanidade, carinho e respeito", complementou.
Antes de passar a palavra para o prefeito, o presidente frisou ainda a importante parceria entre o Executivo e o Legislativo. "Tenham certeza que esta Casa vai mediar bons e grandes debates, vai trabalhar pautada na verdade, expondo os problemas da cidade, mas sempre buscando soluções, porque é isso que impacta diretamente na vida da população, de quem mora nos quatro cantos de Camaçari. Essa é a missão de todos nós vereadores, lutar pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo", finalizou.
Logo em seguida, o prefeito Elinaldo Araújo (União), iniciou seu discurso pedindo à população que fizesse uma avaliação em relação aos avanços ocorridos em sua gestão, desde quando assumiu o município, em 2017. O gestor pontuou em seguida as ações executadas por cada pasta, as obras e investimentos entregues somente no ano de 2022, as intervenções que estão em andamento na cidade, contratos licitados, processos em licitação e planejamento para os próximos dois anos.
Ressaltando em especial o trabalho desenvolvido durante a pandemia da Covid-19, pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (Sesau), o prefeito citou que buscou atender o que era prioridade. "As coisas têm que acontecer de degrau a degrau, não podemos atropelar os processos. Então, nesse momento difícil que o mundo estava passando e a nossa cidade também, precisei priorizar os serviços essenciais, e temos que comemorar o legado que vamos deixar para essa cidade, e contra fatos não há argumentos", enfatizou.
Para finalizar, o gestor agradeceu a Casa por ter aprovado todos os projetos importantes para cidade, que foram enviados pelo Poder Executivo para apreciação em plenário. "Vemos aqui uma Câmara que trabalha, cobra ações do prefeito, cobra aos secretários e, assim, ajudam as coisas a acontecerem. Obrigado pelo apoio e esforços, pelas cobranças. Entendemos que nada vence o trabalho e continuaremos realizando obras importantes, que vão mudar a vida de população", afirmou.
O prefeito finalizou citando algumas ações que estão no planejamento do Executivo. "Pretendemos entregar as cinco creches que estão em construção, o nosso cine teatro que está em andamento, o nosso arquivo. Entregar também obras de requalificação em Itacimirim, Guarajuba e Jacuípe, os mercados de Monte Gordo e Abrantes, a Praça da Gleba E, Parafuso e do Alto da Cruz. Enfim, é nisso que temos que focar, no trabalho, fortalecendo todas essas pastas", finalizou.