Ter um automóvel zero quilômetro na garagem é o sonho de consumo de muita gente. No entanto, ultimamente esse desejo tem custado muito caro, e as pessoas têm pisado no freio e pensado melhor sobre o assunto. Pagar emplacamento, documentos do veículo além da famosa sigla IPVA gera uma terrível dor de cabeça, ainda mais se o motorista acabou de pagar a CNH. É fato de que nada se compara ao cheiro de um veículo zero, mas é preciso pensar se vale a pena gastar tanto. Diante dessas situações, muitos motoristas estão optando pelo bom e não tão velho, seminovo ou usado.
Segundo dados do relatório mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO), em fevereiro deste ano, cerca de 28.521 veículos usados e seminovos foram vendidos no estado. O que registra uma alta de 7,5% em comparação ao mesmo período no ano passado, que foram vendidos cerca de 26.526. De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado Bahia (Assoveba), Ari Pinheiro, o estado da Bahia lidera o ranking de vendas de veículos desse segmento no nordeste.
Ari Pinheiro também fala sobre a expectativa de vendas de usados para este ano no estado. "Esse ano estamos pensando positivo, que será melhor que 2022. Ano passado foi um ano eleitoreiro, um ano incerto. Com a estabilidade do governo agora, o pessoal está com mais esperança e isso faz fomentar o mercado e faz aumentar as vendas de veículos na Bahia, com certeza", declarou.
Há motoristas que pensam que veículos seminovos e usados são tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. De acordo com a FENAUTO, existem algumas classificações que diferenciam seminovos de usados. Veículos que têm de 0 a 3 anos de uso são chamados de seminovos, os que têm de 4 a 8 anos são usados jovens; os que têm de 9 a 12 anos são os usados maduros e já os com 13 anos ou mais são os usados velhinhos.
Diante dessa classificação, de acordo com o relatório da FENAUTO, em fevereiro aqui na Bahia foram vendidos 5.474 seminovos, 8.370 usados jovens, 7.160 usados maduros e 7.517 usados velhinhos. Os dados da FENAUTO também mostram quais são os modelos mais vendidos de automóveis. Liderando o ranking está o Gol, seguido do Palio, Uno, Onix e Celta. No mês de fevereiro foram vendidos na Bahia 1.394 (Gol), 978 (Palio), 924 (Uno), 667 (Onix) e 658 (Celta).
Mais de 28 mil veículos usados foram vendidos somente em fevereiro deste ano | Foto: Romildo de Jesus
Carlos Luis da Silva tem 28 anos e há 3 revende seminovos numa loja que fica localizada na Avenida Bonocô, na capital baiana. Ele conta quais são os modelos de veículos que mais vende na loja, quanto custam e a média de venda por mês. "Os modelos que mais vendemos são o Argo, Mobi e o Hb20. Aqui na loja o mais barato é o Onix 16/17 ele custa R$49.900 o mais caro é o Compass Longitude diesel 21/22 que está de R$189.000. Nossa média de venda por mês é de 30 a 40 veículos", conta.
Jailton Nunes (47), é gerente de loja e trabalha com seminovos há 20 anos. Ele também conta sua média de vendas e expectativa para este ano. "Os carros populares são os que mais vendemos. A faixa de preço deles está de R$20.000 a R$60.000. Acredito que a venda de seminovos está alta devido aos preços dos carros novos que estão um pouco caros devido a pandemia, aí as pessoas estão optando pelos seminovos. A expectativa de vendas para este ano é de 200 veículos. Uma das vantagens de comprar um usado é a perda de em média 20% na revenda", explicou.
"As pessoas estão optando pelo seminovo porque muitos estão com um valor bem bacana referente ao carro zero. Fizemos um feirão neste final de semana que foi um sucesso, foi recorde de venda. Vendemos 180 carros em dois dias. 16 lojas participaram do feirão. Estamos num mercado agora muito promissor para a venda de seminovos. Quando fecham as fábricas de zero km ou têm férias coletivas, automaticamente há uma migração para a procura dos seminovos", concluiu o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado Bahia (Assoveba), Ari Pinheiro.
Autoria: TRIBUNA DA BAHIA