Considerada a quarta cidade mais populosa da Bahia, Camaçari se destaca no cenário de investimentos destinados ao desenvolvimento da infraestrutura e modernização do município. A administração da cidade, que integra a Região Metropolitana de Salvador (RMS), deu início no primeiro trimestre deste ano a um pacote de obras que mesclam a mobilidade urbana, repaginação de edificações, melhorias de espaços de lazer e esporte, além de outras iniciativas que têm sido carro-chefe da gestão ao longo dos últimos anos.
Distribuídas entre a sede e a costa camaçariense, é possível identificar ações no Mercado Municipal de Barra do Pojuca, localizado na costa, que recebe intervenções de requalificação. A estrutura contará com novos boxes para os comerciantes, quiosques, parque infantil, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, praça de alimentação e estacionamento. Em Jauá, próximo a Praça do Papagaio, terá o primeiro campo público da região litorânea a ter grama sintética e as obras estão em ritmo acelerado.
O prefeito Elinaldo Araújo, que está no seu sétimo ano à frente da prefeitura, tem demonstrado que para além dos recursos destinados à educação, saúde e o social, a infraestrutura tem sido uma das suas principais frentes de trabalho. "Trabalhamos e investimos no presente, sem abrir mão de planejar o futuro de Camaçari. Nossas obras estão a todo vapor e tem muita coisa boa por vir ainda em 2023 e 2024. Teremos o novo Mercado de Monte Gordo; os projetos Caminhos do Mar, que consistem na requalificação dos acessos às praias de Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, essa última também beneficiará a Lagoa das Virgens; campos sintéticos; além de recapeamento e pavimentação de ruas", sinalizou o gestor.
No segmento da mobilidade urbana, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) tem como prestação de serviço à comunidade, a obra de urbanização que resultará na ligação das avenidas com a interseção da Estrada da Cascalheira (BA-531) e a Via Parafuso (BA-535), nas imediações do Trevo da Cascalheira. O novo sistema viário contempla uma pista dupla com três rotatórias, passeio, drenagem, ciclovia, iluminação em LED, paisagismo e sinalização.
Ainda são aplicados esforços na requalificação da Avenida Concêntrica, ao longo dos seus 2.800 metros de extensão, que representa um investimento de um pouco mais de R$ 5 milhões. Em outros dois pontos, também são realizadas as construções de novas pontes, que são na Avenida Rio Camaçari e na Rua do Toco, no Parque Verde II para facilitar o deslocamento da população, reduzir o tempo de engarrafamentos e conceder mais segurança viária.
O município dá continuidade à proposta do Centro Histórico, com a obra de construção do Cineteatro do Arquivo Público, cujo intuito é fomentar ainda mais o cenário cultural e de produções artísticas, bem como a preservação da memória histórica da cidade. No que tange ao sistema educacional, cinco creches estão em construção nas localidades de Catu de Abrantes, Novo Horizonte, São Vicente, Verdes Horizontes e Ponto Certo. As unidades, juntas, têm a capacidade de acolher mais de 1.800 crianças, sendo 376 por creche.
Para garantir espaços de convívio social de qualidade, a gestão ainda executa requalificação na Praça Pedro Nascimento Oliveira, na comunidade de Fonte das Águas, em Arembepe; na Praça da Rua Ipanema, no Verdes Horizontes; e na Praça Xingu, no Phoc III.