A Secretaria da Cultura de Camaçari (Secult) esteve reunida, nesta sexta-feira (2/6), com moradores de Vila de Abrantes, para tratar sobre aspectos históricos do distrito. Intermediada pelo vereador Dedel Reis, o historiador e escritor José Fernando Santana Araújo, e o comunicador Emerson Sales, que é graduando em História, apresentaram fatos históricos sobre a localidade e defendem o papel de protagonismo de Vila de Abrantes para a história da Bahia e do Brasil.
Durante a reunião, foi acordado que o planejamento de salvaguarda da Igreja do Divino Espírito Santo deve incluir encontros com a participação de toda a comunidade, para discutir o tema. "A ideia foi esclarecer alguns pontos, pois Abrantes é uma região de destaque. Acredito que a reunião foi produtiva e trouxe avanço na discussão", afirmou José Fernando.
A titular da Secult, Márcia Tude, disse que é importante manter o diálogo aberto. "Novas narrativas da história devem ser debatidas", pontuou. A reunião também contou com a participação do subsecretário e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, e da coordenadora do Estudo de Salvaguarda da Igreja do Divino Espírito Santo, Katia Cunha.