O que você procura?

Publicado em 06/06/2023 08h24

Quase 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente

SAÚDE BUCAL

 

Você sabia que cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente? Os dados são do IBGE, que ainda revela que 55,6% das pessoas não vão ao dentista anualmente. Especula-se que o principal motivo é a desigualdade social que pode interferir nos cuidados orais, desencadeando cáries e outros problemas de saúde. Especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, Gabriel Paternostro alerta que a falta de dentes, ainda que somente um, pode provocar prejuízos diversos para o bom funcionamento do organismo como um todo e impactar também no quesito estético e consequentemente na sensação de autoestima. 

"Movimentação dos dentes e desorganização da arcada dentária; alteração da mordida; gengiva exposta e machucada; dificuldade para se alimentar e até falar; perda óssea e problemas de mastigação que afetam a absorção correta de nutrientes no organismo são alguns exemplos de problemas originados pela falta de dentes. Vale ainda lembrar que essa ausência, em algumas pessoas, também é motivo de limitação para engajamentos sociais e relacionamentos afetivos, podendo levar o indivíduo até mesmo a quadros de depressão", ressalta o cirurgião-dentista Gabriel Paternostro.

A boa notícia é que existem tratamentos para a perda de dentes, disponíveis em clínicas particulares e também pelo SUS, como a prótese dentária móvel e fixa, e o implante dentário. Este último é um mecanismo que tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas. Ele é feito de pino ou parafuso de titânio, que é colocado para substituir a raiz do dente e, assim, dar suporte a uma prótese. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.

Quanto aos implantes, Gabriel Paternostro faz uma recomendação. "Embora seja um procedimento seguro, simples e de rápida recuperação, é fundamental que as pessoas procurem dentistas especializados na área e que atendam em clínicas equipadas e em perfeitas condições de higiene, para que possam promover os melhores resultados possíveis", enfatiza.

 

Dicas

De modo geral, para quem quer ter e manter o sorriso em dia, a recomendação do cirurgião-dentista é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. "Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira diariamente, através da escovação após todas as refeições, além de usar o fio dental. Outra dica muito importante é evitar o excesso de açúcar, bebidas alcoólicas e fumo", recomenda Gabriel Paternostro.

 

Oral Unic

A Oral Unic é uma rede de clínicas odontológicas, em formato de franquia, que nasceu em 2016, em Santa Catarina, com o objetivo de trabalhar para que cada paciente se torne fonte de autoconfiança e autoestima. Em Salvador, a sede exclusiva fica na Pituba, na Avenida Paulo VI. A unidade, que possui quatro sócios dentistas na liderança, ainda dispõe de mais três profissionais da área. Desde sua inauguração, em 12 de maio de 2019, a clínica conta com 11 colaboradores e já atendeu mais de 2.500 pacientes.

 

 

Autoria: LUME

  • Link:

Comente essa notícia

Alternative content



Publicidade
Copyright 2024 © www.camacaritem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@camacaritem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites