A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT), disponibilizou nesta quarta-feira (21/6), o Edital de Chamamento Público de n.º 005/2023, referente ao programa Camaçari Vai de Bike, para o recebimento de propostas destinadas à implantação, operação e manutenção do sistema de bicicletas públicas compartilhadas, em caráter experimental. A medida tem o objetivo de possibilitar a oferta de mais uma alternativa de transporte para a população camaçariense.
De acordo com a autarquia, os interessados deverão apresentar os envelopes contendo os documentos para habilitação, o projeto executivo e a proposta técnica até as 9h do dia 27 de julho, na sede da STT, localizada na Avenida Jorge Amado, s/n.º, Loteamento Espaço Alpha, no bairro Jardim Limoeiro. É importante ressaltar, que só poderão participar as empresas legalmente constituídas e estabelecidas, que estejam habilitadas e capacitadas para executar as condições previstas pelo edital.
Ainda segundo o órgão, a criação do edital segue em consonância com o decreto n.º 7892/2023, de 13 de junho de 2023, que institui o Camaçari Vai de Bike. As ações previstas no edital não implicam em qualquer ônus financeiro para a administração, sendo possível, em contrapartida, a exploração publicitária padronizada, por meio da divulgação de marcas em espaços autorizados nas bicicletas e nas estações de compartilhamento.
O uso da bicicleta proporciona uma série de benefícios para o usuário, para a comunidade local e para a economia da cidade como um todo. Além de trazer contribuições que melhoram o fluxo de trânsito, tornando-o mais rápido, saudável, com menores graus de poluição atmosférica e sonora. O resultado final do julgamento do chamamento público será informado através de uma publicação no Diário Oficial do Município (DOM) e no site do Portal de Compras do Município (Compel). Mais detalhes e esclarecimentos sobre o edital, bem como as solicitações, podem ser conferidos clicando aqui.
A proposta do município é que sejam implantadas, no mínimo, 40 estações de bike, com um total de 400 bicicletas. Segundo o cronograma de desenvolvimento do projeto, o serviço deverá acontecer em três etapas, após a assinatura do Termo de Autorização. Na primeira fase, 15 estações e 150 bicicletas entrarão em funcionamento. Já no segundo momento, mais 15 estações e 150 veículos, e, por último, mais 10 estações com 100 bikes.