O prefeito em exercício de Camaçari, José Tude, esteve neste sábado (15/7) na sede do Tiro de Guerra 06-026, que fica no Alto da Cruz, e acompanhou a solenidade de formatura de entrega boina de 46 soldados. A cerimônia, que aconteceu na parte externa da unidade, contou com a participação de familiares dos jovens e ex-integrantes.
Durante o evento, foi realizado a entrega do braçal aos atiradores aprovados no teste intelectual, e no segundo momento, da boina verde-oliva que ostenta o símbolo do Exército brasileiro.
Mostrando muito entusiasmo em estar presente no evento, Tude ressaltou a importância do Exército para os jovens de Camaçari. "A formação do Tiro de Guerra é uma maneira de estimular os jovens a seguirem carreira militar, e isso é algo muito importante para a vida futura deles. Quando cheguei aqui, conversava com alguns deles e perguntava, quem queria seguir a carreira militar, e fiquei impressionado, porque a maioria disse que queria, e isso é algo que nos deixa muito emocionados, eu diria felizes", afirmou o prefeito.
Presente na cerimônia, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, disse ser uma honra participar da atividade. "É importante você ver que o Tiro de Guerra não é só uma formação militar, mas sim, um princípio de uma vida com disciplina, com educação, com saúde. Então assim, é uma honra muito grande estar aqui, hoje, vendo esses jovens que vão receber suas boinas. E além disso, é um sonho nosso que muitos desses jovens pudessem ingressar na Defesa Civil", relatou.
O Chefe de Instrução, sargento Everton de Souza, falou sobre o momento. "Recebi a nobre missão de formar os combatentes, e pra mim é um privilégio poder ombrear dia a dia ao lado desses jovens, e é uma honra servir no Tiro de Guerra. Parabenizo a todos que chegaram até aqui, e desejo sorte no restante dessa caminhada", disse o sargento.
O atirador João Gabriel, morador do Phoc II, diz que pretende seguir a carreira militar. "A gente enxerga isso aqui como uma instituição que realmente entrega novos valores ao homem. Os atiradores costumam entrar aqui ainda meninos, e saem daqui com uma formação de novo caráter, novo homem, com um bom comportamento. E eu pretendo seguir a carreira militar, pode ser no Exército, ou na Polícia Militar", falou o jovem.
Estiveram presentes no evento, a secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho, representantes da Polícia Militar, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).