O atraso ou não pagamento de dívidas somados aos juros altos têm feito muitos consumidores ficarem com o nome sujo na praça. Diante disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está oferecendo um Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, para quem deseja tirar o nome do vermelho. A iniciativa teve início na última sexta-feira (15) e segue até o dia 15 de abril.
De acordo com os últimos dados levantados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil feito pela Serasa, em janeiro deste ano, 4.582.346 milhões baianos estão devendo na praça, representando 40,29% da população. Os dados da Serasa ainda apontam que o valor total das dívidas é de mais de R$19 bilhões e o valor médio da dívida por baiano é de R$4.151,24. As dívidas com cartões de crédito ou nos bancos são as que têm maior destaque (30,01%).
Com isso, no mutirão de negociação do Febraban, que acontece de forma online, o consumidor pode tratar da sua dívida diretamente com o banco ou financeira a qual está inadimplente. As dúvidas que podem ser negociadas são as dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado dentre outras modalidades.
Os dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil ainda apontam que a inadimplência no país cresceu 1,40%. O Brasil tem cerca de 72,07 milhões de pessoas nessa situação e os consumidores entre 41 e 60 são a maioria. Frente a esse atual cenário no país, o mutirão também tem o objetivo de oferecer orientações sobre finanças.
Como fazer
Para fazer a negociação da dívida basta o consumidor entrar em contato com o banco que precisa fazer um acordo por meio dos canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br. Neste segundo caso, o cliente deve ter conta no nível ouro ou prata. Antes de realizar o acordo, o consumidor deve ficar atento, dívidas que tenham bens dados como garantia, como veículos, motos e imóveis; contratos que estejam com as parcelas em dia e dívidas prescritas.
Desenrola Brasil
O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é promovido pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor e com os procons de todo o país. Além desta ação outras iniciativas, a exemplo do Desenrola Brasil, já ajudou cerca de 2,7 milhões de consumidores que estavam com as contas atrasadas no período de julho a dezembro de 2023.
Autoria: TRIBUNA DA BAHIA/ Quézia Silva